O design como meio para sensibilizar a respeito da preservação e proteção de animais em situação de extinção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245012 |
Resumo: | O presente artigo mostra como o ensino de design pode incentivar discentes a desenvolverem projetos relacionados às problemáticas ambientais. O trabalho apresenta um projeto realizado em uma disciplina de curso de design de produto. O tema do projeto aborda a problemática de animais em extinção e da necessidade de ter materiais para sensibilizar sobre esse tema. Busca-se por meio deste artigo, mostrar como o design pode atuar na informação e sensibilização deste problema. Ao longo do texto é relatado o processo do desenvolvimento do conjunto de três bonecos de animais em extinção, tendo como principal objetivo ensinar e informar sobre a problemática de extinção de espécies de forma didática, lúdica e desafiadora, para crianças entre 6 e 11 anos. |
id |
UFSC_3470bac584ceed72e511710ae3cb1b4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245012 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O design como meio para sensibilizar a respeito da preservação e proteção de animais em situação de extinçãoDesign as a means to raise awareness about the preservation and protection of endangered animalsBonecos;Extinção;Ensino de DesignDolls; Extinction; Design teachingO presente artigo mostra como o ensino de design pode incentivar discentes a desenvolverem projetos relacionados às problemáticas ambientais. O trabalho apresenta um projeto realizado em uma disciplina de curso de design de produto. O tema do projeto aborda a problemática de animais em extinção e da necessidade de ter materiais para sensibilizar sobre esse tema. Busca-se por meio deste artigo, mostrar como o design pode atuar na informação e sensibilização deste problema. Ao longo do texto é relatado o processo do desenvolvimento do conjunto de três bonecos de animais em extinção, tendo como principal objetivo ensinar e informar sobre a problemática de extinção de espécies de forma didática, lúdica e desafiadora, para crianças entre 6 e 11 anos.This article shows how design education can encourage students to develop projects related to environmental issues. The work presents a project carried out in a product design course discipline. The theme of the project addresses the issue of endangered animals and the need to have materials to raise awareness about this topic. The aim of this article is to show how design can act in the information and awareness of this problem. Throughout the text, the process of developing the set of three dolls of endangered animals is reported, with the main objective of teaching and informing about the problem of species extinction in a didactic, playful and challenging way, for children from 6 to 11 years old.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-10T15:25:14Z2023-03-10T15:25:14Z2022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245012Marques, MatheusPazmino, Ana Veronicaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-10T15:25:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245012Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-10T15:25:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O design como meio para sensibilizar a respeito da preservação e proteção de animais em situação de extinção Design as a means to raise awareness about the preservation and protection of endangered animals |
title |
O design como meio para sensibilizar a respeito da preservação e proteção de animais em situação de extinção |
spellingShingle |
O design como meio para sensibilizar a respeito da preservação e proteção de animais em situação de extinção Marques, Matheus Bonecos; Extinção; Ensino de Design Dolls; Extinction; Design teaching |
title_short |
O design como meio para sensibilizar a respeito da preservação e proteção de animais em situação de extinção |
title_full |
O design como meio para sensibilizar a respeito da preservação e proteção de animais em situação de extinção |
title_fullStr |
O design como meio para sensibilizar a respeito da preservação e proteção de animais em situação de extinção |
title_full_unstemmed |
O design como meio para sensibilizar a respeito da preservação e proteção de animais em situação de extinção |
title_sort |
O design como meio para sensibilizar a respeito da preservação e proteção de animais em situação de extinção |
author |
Marques, Matheus |
author_facet |
Marques, Matheus Pazmino, Ana Veronica |
author_role |
author |
author2 |
Pazmino, Ana Veronica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Matheus Pazmino, Ana Veronica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bonecos; Extinção; Ensino de Design Dolls; Extinction; Design teaching |
topic |
Bonecos; Extinção; Ensino de Design Dolls; Extinction; Design teaching |
description |
O presente artigo mostra como o ensino de design pode incentivar discentes a desenvolverem projetos relacionados às problemáticas ambientais. O trabalho apresenta um projeto realizado em uma disciplina de curso de design de produto. O tema do projeto aborda a problemática de animais em extinção e da necessidade de ter materiais para sensibilizar sobre esse tema. Busca-se por meio deste artigo, mostrar como o design pode atuar na informação e sensibilização deste problema. Ao longo do texto é relatado o processo do desenvolvimento do conjunto de três bonecos de animais em extinção, tendo como principal objetivo ensinar e informar sobre a problemática de extinção de espécies de forma didática, lúdica e desafiadora, para crianças entre 6 e 11 anos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-24 2023-03-10T15:25:14Z 2023-03-10T15:25:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245012 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651987997163520 |