Processo de incorporação de itens na escala do SAEB para a criação de um banco de itens
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176728 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2016. |
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Processo de incorporação de itens na escala do SAEB para a criação de um banco de itensCiênciaMetodologiaTeoria da Resposta do ÍtemDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2016.Esta dissertação introduz as características do processo de incorporação de itens na escala de proficiência do SAEB, por meio da Teoria de Resposta ao Item. Também são descritas técnicas da Teoria Clássica dos Testes, usadas na averiguação de resultados como o uso do coeficiente de correlação bisserial, análise de grupos extremos, uso da variável Normit, uso do Coeficiente Alfa de Cronbach e estudo de desempenho de alternativas.Junto com as análises realizadas, é apresentada em detalhes a interpretação dos resultados, as decisões tomadas mediante situações encontradas em cada etapa e a relação entre os resultados obtidos e os pressupostos pedagógicos envolvidos antes e depois do processo, que corroboram para alcançar os objetivos propostos.A rotina de uso do software BILOG-MG para uso em múltiplos grupos, assim como seus relatórios, também são discutidos de maneira pormenorizada.<br>Abstract : This paper introduces the characteristics of the items annexation process into SAEB proficiency scale by Item Response Theory. It also describes techniques of Classical Theory of Tests used in the results verification such as biserial correlation coefficient, analysis of external groups, useof Normit variable, use of Cronbach?s alpha coefficient and alternative performance study.Along with the analysis performed, a detailed interpretation of the results is presented. The decisions taken considering the situation in each stage and the relation between the achieved results and thepedagogical assumptions (before and after the process) that support the accomplishment of the objectives set out are also presented.The routine of use of BILOG-MG software for application in multiple groups as well as the corresponding reports are also discussed in detail.Andrade, Dalton Francisco deUniversidade Federal de Santa CatarinaParanhos, Denis da Silva2017-06-27T04:16:11Z2017-06-27T04:16:11Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis96 p.| il., gráfs.application/pdf345798https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176728porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T04:16:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176728Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-27T04:16:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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