A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KREBS, JOSIANE ROBERTA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ROCHA, MARIA APARECIDA MARQUES DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201855
Resumo: Um dos desafios impostos aos gestores das Instituições de Ensino Superior é efetivar a acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais, entre elas os surdos. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi analisar como estão estruturados os processos de gestão relacionados à acessibilidade e à inclusão dos estudantes surdos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A metodologia adotada foi o estudo de caso, considerando casos múltiplos, e o levantamento de dados foi dividido em duas etapas – análise documental e entrevistas. Os principais resultados indicam o compromisso dos IFs em promover a acessibilidade e a inclusão dos estudantes surdos, no entanto, ainda são ações isoladas e pontuais. O estudo conclui que o protagonismo dos gestores é fundamental para viabilizar a acessibilidade e a inclusão desses estudantes e que os processos de gestão devem estar relacionados às etapas da institucionalização de diretrizes voltadas à acessibilidade e à inclusão, do ingresso, da permanência e da inclusão do egresso surdo no mundo do trabalho e na sociedade, sendo todas essas etapas perpassadas pelos princípios do acesso, do respeito, da formação e do compromisso social dos IFs. A partir das conclusões foram propostos novos processos de gestão que se configuram como proposta de intervenção resultante deste estudo.
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