A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201855 |
Resumo: | Um dos desafios impostos aos gestores das Instituições de Ensino Superior é efetivar a acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais, entre elas os surdos. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi analisar como estão estruturados os processos de gestão relacionados à acessibilidade e à inclusão dos estudantes surdos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A metodologia adotada foi o estudo de caso, considerando casos múltiplos, e o levantamento de dados foi dividido em duas etapas – análise documental e entrevistas. Os principais resultados indicam o compromisso dos IFs em promover a acessibilidade e a inclusão dos estudantes surdos, no entanto, ainda são ações isoladas e pontuais. O estudo conclui que o protagonismo dos gestores é fundamental para viabilizar a acessibilidade e a inclusão desses estudantes e que os processos de gestão devem estar relacionados às etapas da institucionalização de diretrizes voltadas à acessibilidade e à inclusão, do ingresso, da permanência e da inclusão do egresso surdo no mundo do trabalho e na sociedade, sendo todas essas etapas perpassadas pelos princípios do acesso, do respeito, da formação e do compromisso social dos IFs. A partir das conclusões foram propostos novos processos de gestão que se configuram como proposta de intervenção resultante deste estudo. |
id |
UFSC_34b5c5dc0a742c74f4137ea0739ac553 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201855 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIORUm dos desafios impostos aos gestores das Instituições de Ensino Superior é efetivar a acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais, entre elas os surdos. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi analisar como estão estruturados os processos de gestão relacionados à acessibilidade e à inclusão dos estudantes surdos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A metodologia adotada foi o estudo de caso, considerando casos múltiplos, e o levantamento de dados foi dividido em duas etapas – análise documental e entrevistas. Os principais resultados indicam o compromisso dos IFs em promover a acessibilidade e a inclusão dos estudantes surdos, no entanto, ainda são ações isoladas e pontuais. O estudo conclui que o protagonismo dos gestores é fundamental para viabilizar a acessibilidade e a inclusão desses estudantes e que os processos de gestão devem estar relacionados às etapas da institucionalização de diretrizes voltadas à acessibilidade e à inclusão, do ingresso, da permanência e da inclusão do egresso surdo no mundo do trabalho e na sociedade, sendo todas essas etapas perpassadas pelos princípios do acesso, do respeito, da formação e do compromisso social dos IFs. A partir das conclusões foram propostos novos processos de gestão que se configuram como proposta de intervenção resultante deste estudo.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:01:16Z2019-11-26T14:01:16Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201855KREBS, JOSIANE ROBERTAROCHA, MARIA APARECIDA MARQUES DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:01:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201855Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:01:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR |
title |
A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR KREBS, JOSIANE ROBERTA |
title_short |
A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR |
author |
KREBS, JOSIANE ROBERTA |
author_facet |
KREBS, JOSIANE ROBERTA ROCHA, MARIA APARECIDA MARQUES DA |
author_role |
author |
author2 |
ROCHA, MARIA APARECIDA MARQUES DA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
KREBS, JOSIANE ROBERTA ROCHA, MARIA APARECIDA MARQUES DA |
description |
Um dos desafios impostos aos gestores das Instituições de Ensino Superior é efetivar a acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais, entre elas os surdos. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi analisar como estão estruturados os processos de gestão relacionados à acessibilidade e à inclusão dos estudantes surdos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A metodologia adotada foi o estudo de caso, considerando casos múltiplos, e o levantamento de dados foi dividido em duas etapas – análise documental e entrevistas. Os principais resultados indicam o compromisso dos IFs em promover a acessibilidade e a inclusão dos estudantes surdos, no entanto, ainda são ações isoladas e pontuais. O estudo conclui que o protagonismo dos gestores é fundamental para viabilizar a acessibilidade e a inclusão desses estudantes e que os processos de gestão devem estar relacionados às etapas da institucionalização de diretrizes voltadas à acessibilidade e à inclusão, do ingresso, da permanência e da inclusão do egresso surdo no mundo do trabalho e na sociedade, sendo todas essas etapas perpassadas pelos princípios do acesso, do respeito, da formação e do compromisso social dos IFs. A partir das conclusões foram propostos novos processos de gestão que se configuram como proposta de intervenção resultante deste estudo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T14:01:16Z 2019-11-26T14:01:16Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201855 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652068637900800 |