INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIA OU MODISMO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36933 |
Resumo: | O objetivo do presente ensaio teórico é analisar os reflexos da interdependência global nas estratégias das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. O fato fundamental do século 21 é a interdependência global. A maior movimentação de pessoas, bens e serviços, idéias e informações impulsionam a procura por educação em todo o mundo e desafiam as IES a buscarem a internacionalização não como modismo, mas como estratégia de compartilhamento ou complementariedade de competências, visando à inovação, a melhor preparação de profissionais globalizados e conseqüentemente a sustentabilidade deste tipo de organização. O artigo faz uma breve revisão sobre a interdependência e sociedade global e conseqüências na transformação do trabalho e mercado de trabalho. Apresenta o panorama da educação superior na América Latina e o processo de internacionalização das IES. Conclui-se com a apresentação de práticas que possibilitam a inserção internacional das IES privadas como estratégia e reflexo positivo da interdependência global, de forma a potencializar o cumprimento da principal missão que é preparar os profissionais para uma sociedade cada vez mais globalizada. |
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INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIA OU MODISMOO objetivo do presente ensaio teórico é analisar os reflexos da interdependência global nas estratégias das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. O fato fundamental do século 21 é a interdependência global. A maior movimentação de pessoas, bens e serviços, idéias e informações impulsionam a procura por educação em todo o mundo e desafiam as IES a buscarem a internacionalização não como modismo, mas como estratégia de compartilhamento ou complementariedade de competências, visando à inovação, a melhor preparação de profissionais globalizados e conseqüentemente a sustentabilidade deste tipo de organização. O artigo faz uma breve revisão sobre a interdependência e sociedade global e conseqüências na transformação do trabalho e mercado de trabalho. Apresenta o panorama da educação superior na América Latina e o processo de internacionalização das IES. Conclui-se com a apresentação de práticas que possibilitam a inserção internacional das IES privadas como estratégia e reflexo positivo da interdependência global, de forma a potencializar o cumprimento da principal missão que é preparar os profissionais para uma sociedade cada vez mais globalizada.INPEAU2012-10-01T20:03:48Z2012-10-01T20:03:48Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36933JUSTINO, ELISA KASPAREITporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:20:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/36933Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:20:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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