DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayres, Carlos Renê
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35654
Resumo: A gestão universitária da mesma forma que as demais dimensões da vida acadêmica – o ensino a pesquisa e a extensão – nos impõe desafios. Precisamos avaliar velhos e novos paradigmas, refletir sobre o que é fundamental e o que é secundário. Criatividade e inovação são exigências que se colocam como exercício diário. É preciso conciliar, de forma a tornar viável, o Projeto Pedagógico Institucional e a busca do equilíbrio financeiro, oportunizando condições para uma formação de qualidade. O presente estudo de intervenção na atual situação do ensino de graduação procura ser uma resposta à necessidade de inovação e criatividade, buscando alternativas para o equilíbrio financeiro, sem prescindir dos valores que são identitários de uma universidade comunitária, democrática, sem fins lucrativos, que se apresenta à sociedade como de caráter público não-estatal.
id UFSC_34db20a17bf2c7cbca33f52009f49ccf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35654
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISCA gestão universitária da mesma forma que as demais dimensões da vida acadêmica – o ensino a pesquisa e a extensão – nos impõe desafios. Precisamos avaliar velhos e novos paradigmas, refletir sobre o que é fundamental e o que é secundário. Criatividade e inovação são exigências que se colocam como exercício diário. É preciso conciliar, de forma a tornar viável, o Projeto Pedagógico Institucional e a busca do equilíbrio financeiro, oportunizando condições para uma formação de qualidade. O presente estudo de intervenção na atual situação do ensino de graduação procura ser uma resposta à necessidade de inovação e criatividade, buscando alternativas para o equilíbrio financeiro, sem prescindir dos valores que são identitários de uma universidade comunitária, democrática, sem fins lucrativos, que se apresenta à sociedade como de caráter público não-estatal.INPEAU2012-09-25T17:35:19Z2012-09-25T17:35:19Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35654Ayres, Carlos Renêporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T17:01:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35654Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T17:01:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC
title DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC
spellingShingle DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC
Ayres, Carlos Renê
title_short DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC
title_full DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC
title_fullStr DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC
title_full_unstemmed DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC
title_sort DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC
author Ayres, Carlos Renê
author_facet Ayres, Carlos Renê
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayres, Carlos Renê
description A gestão universitária da mesma forma que as demais dimensões da vida acadêmica – o ensino a pesquisa e a extensão – nos impõe desafios. Precisamos avaliar velhos e novos paradigmas, refletir sobre o que é fundamental e o que é secundário. Criatividade e inovação são exigências que se colocam como exercício diário. É preciso conciliar, de forma a tornar viável, o Projeto Pedagógico Institucional e a busca do equilíbrio financeiro, oportunizando condições para uma formação de qualidade. O presente estudo de intervenção na atual situação do ensino de graduação procura ser uma resposta à necessidade de inovação e criatividade, buscando alternativas para o equilíbrio financeiro, sem prescindir dos valores que são identitários de uma universidade comunitária, democrática, sem fins lucrativos, que se apresenta à sociedade como de caráter público não-estatal.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-10
2012-09-25T17:35:19Z
2012-09-25T17:35:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35654
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651890059116544