DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35654 |
Resumo: | A gestão universitária da mesma forma que as demais dimensões da vida acadêmica – o ensino a pesquisa e a extensão – nos impõe desafios. Precisamos avaliar velhos e novos paradigmas, refletir sobre o que é fundamental e o que é secundário. Criatividade e inovação são exigências que se colocam como exercício diário. É preciso conciliar, de forma a tornar viável, o Projeto Pedagógico Institucional e a busca do equilíbrio financeiro, oportunizando condições para uma formação de qualidade. O presente estudo de intervenção na atual situação do ensino de graduação procura ser uma resposta à necessidade de inovação e criatividade, buscando alternativas para o equilíbrio financeiro, sem prescindir dos valores que são identitários de uma universidade comunitária, democrática, sem fins lucrativos, que se apresenta à sociedade como de caráter público não-estatal. |
id |
UFSC_34db20a17bf2c7cbca33f52009f49ccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35654 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISCA gestão universitária da mesma forma que as demais dimensões da vida acadêmica – o ensino a pesquisa e a extensão – nos impõe desafios. Precisamos avaliar velhos e novos paradigmas, refletir sobre o que é fundamental e o que é secundário. Criatividade e inovação são exigências que se colocam como exercício diário. É preciso conciliar, de forma a tornar viável, o Projeto Pedagógico Institucional e a busca do equilíbrio financeiro, oportunizando condições para uma formação de qualidade. O presente estudo de intervenção na atual situação do ensino de graduação procura ser uma resposta à necessidade de inovação e criatividade, buscando alternativas para o equilíbrio financeiro, sem prescindir dos valores que são identitários de uma universidade comunitária, democrática, sem fins lucrativos, que se apresenta à sociedade como de caráter público não-estatal.INPEAU2012-09-25T17:35:19Z2012-09-25T17:35:19Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35654Ayres, Carlos Renêporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T17:01:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35654Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T17:01:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC |
title |
DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC |
spellingShingle |
DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC Ayres, Carlos Renê |
title_short |
DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC |
title_full |
DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC |
title_fullStr |
DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC |
title_full_unstemmed |
DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC |
title_sort |
DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DE UM NÚCLEO COMUM DE DISCIPLINAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO – O CASO DA UNISC |
author |
Ayres, Carlos Renê |
author_facet |
Ayres, Carlos Renê |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ayres, Carlos Renê |
description |
A gestão universitária da mesma forma que as demais dimensões da vida acadêmica – o ensino a pesquisa e a extensão – nos impõe desafios. Precisamos avaliar velhos e novos paradigmas, refletir sobre o que é fundamental e o que é secundário. Criatividade e inovação são exigências que se colocam como exercício diário. É preciso conciliar, de forma a tornar viável, o Projeto Pedagógico Institucional e a busca do equilíbrio financeiro, oportunizando condições para uma formação de qualidade. O presente estudo de intervenção na atual situação do ensino de graduação procura ser uma resposta à necessidade de inovação e criatividade, buscando alternativas para o equilíbrio financeiro, sem prescindir dos valores que são identitários de uma universidade comunitária, democrática, sem fins lucrativos, que se apresenta à sociedade como de caráter público não-estatal. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-10 2012-09-25T17:35:19Z 2012-09-25T17:35:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35654 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651890059116544 |