CAPITAL SOCIAL NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE CASO DA AUGM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Larissa Cristina Dal Piva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barlete, Aliandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113137
Resumo: No atual contexto de sociedade em rede, as universidades desenvolvem diferentes tipos de atividades de cooperação que se traduzem em convênios interinstitucionais e na formação de redes organizacionais. Essas redes tem início em função das relações pessoais estabelecidas entre os membros das comunidades acadêmicas e científicas, que constituem o capital social da organização. Embasado neste contexto, o presente trabalho presente traz à tona o conceito de capital social para compreender como este contribui ao longo do tempo no processo de internacionalização universitária por meio da constituição de uma rede internacional de universidades. O objeto escolhido para estudo de caso com metodologia qualitativa foi a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). A importância deste estudo justifica-se pelo fato de observar o desempenho organizacional sob a perspectiva sociológica do capital social, não sendo somente uma análise econômica da organização. Após análise dos dados, percebeu-se que, em razão de um conjunto de ativos intangíveis desenvolvido com base nas relações interpessoais mantidas na rede organizacional, a AUGM foi institucionalizada tanto nas universidades membros da rede como no ambiente internacional.
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