CAPITAL SOCIAL NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE CASO DA AUGM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113137 |
Resumo: | No atual contexto de sociedade em rede, as universidades desenvolvem diferentes tipos de atividades de cooperação que se traduzem em convênios interinstitucionais e na formação de redes organizacionais. Essas redes tem início em função das relações pessoais estabelecidas entre os membros das comunidades acadêmicas e científicas, que constituem o capital social da organização. Embasado neste contexto, o presente trabalho presente traz à tona o conceito de capital social para compreender como este contribui ao longo do tempo no processo de internacionalização universitária por meio da constituição de uma rede internacional de universidades. O objeto escolhido para estudo de caso com metodologia qualitativa foi a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). A importância deste estudo justifica-se pelo fato de observar o desempenho organizacional sob a perspectiva sociológica do capital social, não sendo somente uma análise econômica da organização. Após análise dos dados, percebeu-se que, em razão de um conjunto de ativos intangíveis desenvolvido com base nas relações interpessoais mantidas na rede organizacional, a AUGM foi institucionalizada tanto nas universidades membros da rede como no ambiente internacional. |
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CAPITAL SOCIAL NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE CASO DA AUGMNo atual contexto de sociedade em rede, as universidades desenvolvem diferentes tipos de atividades de cooperação que se traduzem em convênios interinstitucionais e na formação de redes organizacionais. Essas redes tem início em função das relações pessoais estabelecidas entre os membros das comunidades acadêmicas e científicas, que constituem o capital social da organização. Embasado neste contexto, o presente trabalho presente traz à tona o conceito de capital social para compreender como este contribui ao longo do tempo no processo de internacionalização universitária por meio da constituição de uma rede internacional de universidades. O objeto escolhido para estudo de caso com metodologia qualitativa foi a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). A importância deste estudo justifica-se pelo fato de observar o desempenho organizacional sob a perspectiva sociológica do capital social, não sendo somente uma análise econômica da organização. Após análise dos dados, percebeu-se que, em razão de um conjunto de ativos intangíveis desenvolvido com base nas relações interpessoais mantidas na rede organizacional, a AUGM foi institucionalizada tanto nas universidades membros da rede como no ambiente internacional.2013-12-11T18:13:52Z2013-12-11T18:13:52Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113137Moreira, Larissa Cristina Dal PivaBarlete, Aliandraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-15T02:04:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113137Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-15T02:04:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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No atual contexto de sociedade em rede, as universidades desenvolvem diferentes tipos de atividades de cooperação que se traduzem em convênios interinstitucionais e na formação de redes organizacionais. Essas redes tem início em função das relações pessoais estabelecidas entre os membros das comunidades acadêmicas e científicas, que constituem o capital social da organização. Embasado neste contexto, o presente trabalho presente traz à tona o conceito de capital social para compreender como este contribui ao longo do tempo no processo de internacionalização universitária por meio da constituição de uma rede internacional de universidades. O objeto escolhido para estudo de caso com metodologia qualitativa foi a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). A importância deste estudo justifica-se pelo fato de observar o desempenho organizacional sob a perspectiva sociológica do capital social, não sendo somente uma análise econômica da organização. Após análise dos dados, percebeu-se que, em razão de um conjunto de ativos intangíveis desenvolvido com base nas relações interpessoais mantidas na rede organizacional, a AUGM foi institucionalizada tanto nas universidades membros da rede como no ambiente internacional. |
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