Motores síncronos de relutância com barreiras de fluxo e partida assíncrona

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carlos Eduardo Guarenti
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85304
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
id UFSC_355bf07a4e730c95522633b0206f7483
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85304
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Motores síncronos de relutância com barreiras de fluxo e partida assíncronaEngenharia eletricaMotores de relutânciaIndutânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.o objetivo deste trabalho é contribuir com o estudo dos motores síncronos de relutância com barreiras de fluxo e partida assíncrona, através da abordagem do princípio de funcionamento destes motores, as considerações de projeto (dificuldades construtivas e cuidados). Faz-se uso da técnica de elementos finitos como ferramenta de projeto destes motores aplicada na análise comparativa de diversas topologias, através da determinação das indutâncias de eixo direto e em quadratura, e na obtenção das curvas de velocidade, torque e corrente, desde a partida até a velocidade síncrona. Também são avaliadas algumas aplicações interessantes para estes motores. O desempenho deste tipo de motor é verificado em testes com protótipos e comparado com o do motor de indução. Também são feitas medições das indutâncias de eixo direto e em quadratura, a fim de verificar os valores reais e compará-los com os valores de projeto. Em geral, sabe-se que este tipo de motor apresenta valores de rendimento, fator de potência e torque abaixo daqueles do motor de indução equivalente. Entretanto, devido à robustez e baixo custo, estes motores podem ser utilizados em aplicações que requeiram velocidade constante ao longo de um processo, sem a necessidade de um controle eletrônico.Florianópolis, SCKuo-Peng, PatrickSadowski, NelsonUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Carlos Eduardo Guarenti2012-10-20T17:21:15Z2012-10-20T17:21:15Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 100 f.| il., tabs., grafs.application/pdf197734http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85304porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T05:38:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85304Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T05:38:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Motores síncronos de relutância com barreiras de fluxo e partida assíncrona
title Motores síncronos de relutância com barreiras de fluxo e partida assíncrona
spellingShingle Motores síncronos de relutância com barreiras de fluxo e partida assíncrona
Martins, Carlos Eduardo Guarenti
Engenharia eletrica
Motores de relutância
Indutância
title_short Motores síncronos de relutância com barreiras de fluxo e partida assíncrona
title_full Motores síncronos de relutância com barreiras de fluxo e partida assíncrona
title_fullStr Motores síncronos de relutância com barreiras de fluxo e partida assíncrona
title_full_unstemmed Motores síncronos de relutância com barreiras de fluxo e partida assíncrona
title_sort Motores síncronos de relutância com barreiras de fluxo e partida assíncrona
author Martins, Carlos Eduardo Guarenti
author_facet Martins, Carlos Eduardo Guarenti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kuo-Peng, Patrick
Sadowski, Nelson
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Carlos Eduardo Guarenti
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia eletrica
Motores de relutância
Indutância
topic Engenharia eletrica
Motores de relutância
Indutância
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T17:21:15Z
2012-10-20T17:21:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 197734
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85304
identifier_str_mv 197734
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 100 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652335647293440