Desenvolvimento de modelo multicritério construtivista para gestão do desempenho: estudo de caso na coordenadoria de auditoria e controle do ministério público de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Felipe Veck
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215530
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2019
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spelling Desenvolvimento de modelo multicritério construtivista para gestão do desempenho: estudo de caso na coordenadoria de auditoria e controle do ministério público de Santa CatarinaContabilidadeDesempenho organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2019Existe a consciência na sociedade que a gestão pública precisa ser aprimorada. Controlar as atividades realizadas pelas entidades públicas é um importante recurso para aperfeiçoar a prestação dos serviços públicos. A construção e manutenção de um sistema de controle interno traz diversos benefícios para a gestão pública, como a diminuição das oportunidades para fraudes e corrupção, ao impor limites à atuação do governo e ao orientar o gestor na utilização dos recursos públicos. A Constituição Federal impõe que todas as entidades públicas do país mantenham um sistema de controle interno, contudo muitos órgãos ainda não dispõem de um efetivo controle das suas operações. Diante desse cenário, a pesquisa objetiva construir um modelo multicritério construtivista de avaliação de desempenho para apoiar a gestão da Coordenadoria de Auditoria e Controle (COAUD) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Utilizou-se como instrumento de intervenção, a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C). Após a realização de entrevistas semi-estruturadas com os servidores da coordenadoria, foram identificados 80 Elementos Primários de Avaliação, os quais serviram de base para a construção de 136 conceitos. Os conceitos foram agrupados em 7 áreas de preocupação: (i) Aperfeiçoamento; (ii) Atividades Internas; (iii) Bens MPSC; (iv) Contratação/Aquisição; (v) Financeiro/Orçamentário; (vi) Pessoal e; (vii) Processos Administrativos. Com o intuito de expandir o conhecimento do decisor, foram elaborados os mapas cognitivos de cada área. Os mapas cognitivos permitiram que novos elementos de preocupação fossem identificados, a partir da relação causa e efeito dos elementos. Foram construídos 70 descritores, com a definição do nível bom e neutro. Com a estruturação do modelo finalizada, foi realizada avaliação do desempenho da Coordenadoria, a partir da construção das funções de valor e da identificação das taxas de compensação. Verificou-se que o desempenho da COAUD foi de 17 pontos. Com o intuito de aprimorar a gestão, foram elaboradas cinco sugestões de melhorias, que, se aplicadas, permitiriam que o perfil de desempenho da COAUD fosse elevado para 37 pontos. Por fim foi realizado o cotejamento dos indicadores construídos neste estudo com os encontrados em outras pesquisas. Verificou-se poucas similaridades entre os indicadores utilizados na literatura com os elabroados nessa pesquisa. Espera-se que com o a implementação do modelo a COAUD aprimore a sua gestão, aumentando o rol de atividades desempenhadas, priorizando aquelas consideradas essenciais e que não estão nos níveis de performance esperadas pelo decisor e auxiliando as demais áreas da Instituição nas suas atividades e, deste modo, torne a gestão do órgão mais eficiente.Abstract: In society, there is an awareness that public management needs to be improved. Controlling the activities carried out by public entities is an important resource to improve the delivery of public services. The construction and maintenance of an internal control system has several benefits for public management, such as reducing opportunities for fraud and corruption, imposing limits on government performance and guiding the manager in the use of public resources. The Federal Constitution requires all public entities in the country to maintain an internal control system, but many agencies do not have effective control of their operations. Considering this scenario, this research aims to construct a multicriteria constructivist model of performance evaluation, to support the management of the Coordenadoria de Auditoria e Controle (COAUD) of the Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). The Multicriteria Decision Aid Constructivist (MCDA-C) was used as an intervention tool. After conducting semi-structured interviews with the coordinators, 80 Primary Evaluation Elements were identified, which served as basis for the construction of 136 concepts. The concepts were grouped into 7 areas of concern: (i) Improvement; (ii) Internal Activities; (iii) Assets MPSC; (iv) Hiring / Acquisition; (v) Financial / Budgetary; (vi) Personnel and; (vii) Administrative Proceedings. In order to expand the knowledge of the decision maker, the cognitive maps of each area were elaborated. Cognitive maps allowed new elements of concern to be identified from the cause and effect relationship of the elements. It was constructed 70 descriptors, with the definition of the good and neutral level. With the structuring of the finished model, an evaluation of the performance of the Coordination was performed, based on the construction of the value functions and the identification of compensation rates. It was verified that the COAUD performance was 17 points. In order to improve management, five suggestions for improvements were made, which, if applied, would allow the COAUD performance to be raised to 37 points. Finally, the indicators constructed in this study were compared with those found in other studies. There were few similarities among the indicators used in the literature with those identified in this study. It is hoped that with the implementation of the model COAUD will improve its management, increasing the role of activities performed, prioritizing those considered essential and that are not at the levels of performance expected by the decision maker and assisting the other areas of the Institution in its activities and, thus making the management of the organ more efficient.Petri, Sérgio MuriloUniversidade Federal de Santa CatarinaLisboa, Felipe Veck2020-10-21T21:17:36Z2020-10-21T21:17:36Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis184 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf362067https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215530porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:17:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215530Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:17:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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