RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Enise Barth
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Froemming, Lurdes Marlene, Drews, Gustavo Arno, Zamberland, Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25970
Resumo: Este artigo tem o objetivo de discutir e avaliar a relação orientador-orientando e seus reflexos no processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração. O estudo centra-se na percepção de professores orientadores e de orientando do Curso de Administração da UNIJUÍ, que há 40 anos vem formando profissionais e construindo conhecimento na área. A pesquisa configura-se num estudo de caso qualitativo. Participaram da pesquisa 15 orientandos e 17 professores orientadores. A coleta dos dados foi feita por meio de questionário, e o tratamento e análise dos dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo. Os resultados apontam a importância do TCC na formação das competências do Administrador, principalmente por desenvolver a capacidade de articular a teoria e a prática. A aprendizagem mútua e as relações interpessoais apresentam-se como os principais pontos fortes na relação orientador-orientando. Conclui-se que o estudo, avaliação e discussão sobre a relação orientador-orientando merece atenção dos coordenadores de curso, no intuito de garantir a qualidade dos trabalhos a serem elaborados para conclusão do curso.
id UFSC_35c805b4fb66fa721a4a11361f9d067b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/25970
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍEste artigo tem o objetivo de discutir e avaliar a relação orientador-orientando e seus reflexos no processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração. O estudo centra-se na percepção de professores orientadores e de orientando do Curso de Administração da UNIJUÍ, que há 40 anos vem formando profissionais e construindo conhecimento na área. A pesquisa configura-se num estudo de caso qualitativo. Participaram da pesquisa 15 orientandos e 17 professores orientadores. A coleta dos dados foi feita por meio de questionário, e o tratamento e análise dos dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo. Os resultados apontam a importância do TCC na formação das competências do Administrador, principalmente por desenvolver a capacidade de articular a teoria e a prática. A aprendizagem mútua e as relações interpessoais apresentam-se como os principais pontos fortes na relação orientador-orientando. Conclui-se que o estudo, avaliação e discussão sobre a relação orientador-orientando merece atenção dos coordenadores de curso, no intuito de garantir a qualidade dos trabalhos a serem elaborados para conclusão do curso.INPEAU2012-09-19T19:00:30Z2012-09-19T19:00:30Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25970Teixeira, Enise BarthFroemming, Lurdes MarleneDrews, Gustavo ArnoZamberland, Lucianoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T10:13:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25970Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T10:13:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ
title RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ
spellingShingle RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ
Teixeira, Enise Barth
title_short RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ
title_full RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ
title_fullStr RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ
title_full_unstemmed RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ
title_sort RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDORES E SEUS REFLEXOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ
author Teixeira, Enise Barth
author_facet Teixeira, Enise Barth
Froemming, Lurdes Marlene
Drews, Gustavo Arno
Zamberland, Luciano
author_role author
author2 Froemming, Lurdes Marlene
Drews, Gustavo Arno
Zamberland, Luciano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Enise Barth
Froemming, Lurdes Marlene
Drews, Gustavo Arno
Zamberland, Luciano
description Este artigo tem o objetivo de discutir e avaliar a relação orientador-orientando e seus reflexos no processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração. O estudo centra-se na percepção de professores orientadores e de orientando do Curso de Administração da UNIJUÍ, que há 40 anos vem formando profissionais e construindo conhecimento na área. A pesquisa configura-se num estudo de caso qualitativo. Participaram da pesquisa 15 orientandos e 17 professores orientadores. A coleta dos dados foi feita por meio de questionário, e o tratamento e análise dos dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo. Os resultados apontam a importância do TCC na formação das competências do Administrador, principalmente por desenvolver a capacidade de articular a teoria e a prática. A aprendizagem mútua e as relações interpessoais apresentam-se como os principais pontos fortes na relação orientador-orientando. Conclui-se que o estudo, avaliação e discussão sobre a relação orientador-orientando merece atenção dos coordenadores de curso, no intuito de garantir a qualidade dos trabalhos a serem elaborados para conclusão do curso.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-19T19:00:30Z
2012-09-19T19:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25970
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652092994224128