Da educação ambiental à antropo formação transdisciplinar. Fundamentos epistemológicos e mapeamento exploratório de práticas em curso no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134694 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
id |
UFSC_35f099b70b79ec6429f4657848ed9780 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/134694 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Da educação ambiental à antropo formação transdisciplinar. Fundamentos epistemológicos e mapeamento exploratório de práticas em curso no BrasilEducação ambientalAntropoformação transdisciplinarSistemas socioecológicosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Diante da constatação de um cenário de crise socioecológica, a educação ambiental figura no campo das ciências ambientais como uma das estratégias para o enfrentamento desta problemática. A trajetória de evolução do debate em torno da educação ambiental (EA) nos revela o aspecto controvertido e inovador do processo de maturação analítica de diversos enfoques, refletindo um leque de concepções, percepções e visões de mundo diversas que sustentam as práticas educativas como um todo. Este trabalho pretende realizar um mapeamento sobre as tendências que emergem no campo da educação ambiental a partir de uma perspectiva epistemológica complexa. Dessa forma, recupera o trajeto histórico evolutivo da EA a partir de seus documentos fundadores e fontes bibliográficas, revelando tendências proeminentes para uma possível hibridização de correntes teóricas, que possa fazer frente aos avanços da crise. Em síntese, os objetivos do trabalho se concentram em: a) esclarecer elementos que possam integrar um projeto híbrido de educação ambiental que leve em conta as diferentes dimensões da crise em uma base de integração transdisciplinar; b) realizar um levantamento exploratório e preliminar das pesquisas acadêmicas em curso a partir dos registros no diretório do CNPQ e banco de teses da Capes. O estudo pode contribuir para o amadurecimento do conhecimento acerca das dimensões integradas pela perspectiva transdisciplinar, assim como, futuramente, direcionar um trabalho de pesquisa mais consistente no campo comum entre Educação e Ciências Ambientais.Henrique Freire Vieira, PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaArruda Ferreira, Carolina2015-09-01T19:17:47Z2015-09-01T19:17:47Z2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis120 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134694porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T20:52:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134694Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-01T20:52:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da educação ambiental à antropo formação transdisciplinar. Fundamentos epistemológicos e mapeamento exploratório de práticas em curso no Brasil |
title |
Da educação ambiental à antropo formação transdisciplinar. Fundamentos epistemológicos e mapeamento exploratório de práticas em curso no Brasil |
spellingShingle |
Da educação ambiental à antropo formação transdisciplinar. Fundamentos epistemológicos e mapeamento exploratório de práticas em curso no Brasil Arruda Ferreira, Carolina Educação ambiental Antropoformação transdisciplinar Sistemas socioecológicos |
title_short |
Da educação ambiental à antropo formação transdisciplinar. Fundamentos epistemológicos e mapeamento exploratório de práticas em curso no Brasil |
title_full |
Da educação ambiental à antropo formação transdisciplinar. Fundamentos epistemológicos e mapeamento exploratório de práticas em curso no Brasil |
title_fullStr |
Da educação ambiental à antropo formação transdisciplinar. Fundamentos epistemológicos e mapeamento exploratório de práticas em curso no Brasil |
title_full_unstemmed |
Da educação ambiental à antropo formação transdisciplinar. Fundamentos epistemológicos e mapeamento exploratório de práticas em curso no Brasil |
title_sort |
Da educação ambiental à antropo formação transdisciplinar. Fundamentos epistemológicos e mapeamento exploratório de práticas em curso no Brasil |
author |
Arruda Ferreira, Carolina |
author_facet |
Arruda Ferreira, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henrique Freire Vieira, Paulo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda Ferreira, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Antropoformação transdisciplinar Sistemas socioecológicos |
topic |
Educação ambiental Antropoformação transdisciplinar Sistemas socioecológicos |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01T19:17:47Z 2015-09-01T19:17:47Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134694 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
120 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652257263091712 |