Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177467 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação. |
id |
UFSC_36a3acefe253c6905ae72e26fc78a3f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177467 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbotsInteligência Cognitiva Humana. Inteligência Artificial. Chatterbots. Análise de usuários.Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação.A Inteligência Artificial (IA) é uma área em expansão, assim como o desenvolvimento de aplicações inteligentes. Para acompanhar este crescimento evitando o obsoletismo, vê-se necessário o levantamento de pesquisas que analisam o nível de preparo dos usuários para lidarem com tecnologias inteligentes. O presente trabalho realiza este estudo através dos Chatterbots, máquinas que simulam a conversação humana, e estão disponíveis como forma de aproximar as pessoas à IA. A pesquisa utiliza como referencial um estudo sobre o desenvolvimento da cognição humana, bem como a cognição de máquina, aproximando o leitor às similaridades existentes, de forma a cativar e compreender a tendência positiva de máquinas inteligentes. Os resultados desta aplicação foram embasados de acordo com a interação de usuários com as máquinas de conversação, seguido de um questionário avaliativo, sendo possível analisar o comportamento dos participantes e caracterizá-los como aptos, estando preparados para lidar com a IA, desde que as condições de desenvolvimento estejam favoráveis ao uso, considerando a necessidade de refinamento dessas tecnologias.Pozzebon, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaSpanhol, Tamira Silva2017-07-13T12:17:02Z2017-07-13T12:17:02Z2017-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177467porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-13T12:17:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177467Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-13T12:17:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots |
title |
Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots |
spellingShingle |
Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots Spanhol, Tamira Silva Inteligência Cognitiva Humana. Inteligência Artificial. Chatterbots. Análise de usuários. |
title_short |
Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots |
title_full |
Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots |
title_fullStr |
Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots |
title_sort |
Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots |
author |
Spanhol, Tamira Silva |
author_facet |
Spanhol, Tamira Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pozzebon, Eliane Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spanhol, Tamira Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Cognitiva Humana. Inteligência Artificial. Chatterbots. Análise de usuários. |
topic |
Inteligência Cognitiva Humana. Inteligência Artificial. Chatterbots. Análise de usuários. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-13T12:17:02Z 2017-07-13T12:17:02Z 2017-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177467 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
65 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652060012314624 |