Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spanhol, Tamira Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177467
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação.
id UFSC_36a3acefe253c6905ae72e26fc78a3f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177467
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbotsInteligência Cognitiva Humana. Inteligência Artificial. Chatterbots. Análise de usuários.Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação.A Inteligência Artificial (IA) é uma área em expansão, assim como o desenvolvimento de aplicações inteligentes. Para acompanhar este crescimento evitando o obsoletismo, vê-se necessário o levantamento de pesquisas que analisam o nível de preparo dos usuários para lidarem com tecnologias inteligentes. O presente trabalho realiza este estudo através dos Chatterbots, máquinas que simulam a conversação humana, e estão disponíveis como forma de aproximar as pessoas à IA. A pesquisa utiliza como referencial um estudo sobre o desenvolvimento da cognição humana, bem como a cognição de máquina, aproximando o leitor às similaridades existentes, de forma a cativar e compreender a tendência positiva de máquinas inteligentes. Os resultados desta aplicação foram embasados de acordo com a interação de usuários com as máquinas de conversação, seguido de um questionário avaliativo, sendo possível analisar o comportamento dos participantes e caracterizá-los como aptos, estando preparados para lidar com a IA, desde que as condições de desenvolvimento estejam favoráveis ao uso, considerando a necessidade de refinamento dessas tecnologias.Pozzebon, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaSpanhol, Tamira Silva2017-07-13T12:17:02Z2017-07-13T12:17:02Z2017-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177467porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-13T12:17:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177467Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-13T12:17:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots
title Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots
spellingShingle Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots
Spanhol, Tamira Silva
Inteligência Cognitiva Humana. Inteligência Artificial. Chatterbots. Análise de usuários.
title_short Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots
title_full Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots
title_fullStr Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots
title_full_unstemmed Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots
title_sort Um estudo sobre a interação entre usuários e chatterbots
author Spanhol, Tamira Silva
author_facet Spanhol, Tamira Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pozzebon, Eliane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Spanhol, Tamira Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Cognitiva Humana. Inteligência Artificial. Chatterbots. Análise de usuários.
topic Inteligência Cognitiva Humana. Inteligência Artificial. Chatterbots. Análise de usuários.
description Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13T12:17:02Z
2017-07-13T12:17:02Z
2017-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177467
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652060012314624