Bibliotecas públicas 2.0: serviços ofertados, perfil e percepção dos bibliotecários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99273 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
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Bibliotecas públicas 2.0: serviços ofertados, perfil e percepção dos bibliotecáriosCiência da informaçãoBibliotecas publicasBibliotecariosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoPesquisa que teve por objetivo analisar as bibliotecas públicas 2.0 para identificar os serviços prestados, o perfil e a percepção dos bibliotecários no Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Reino Unido e República da Irlanda. Consideraram-se as mudanças da sociedade e a fluidez da rede como elementos transformadores da realidade profissional, bem como a necessidade de revisão do perfil do bibliotecário que atua em bibliotecas públicas 2.0. Nesse sentido, os objetivos específicos da pesquisa foram: traçar o perfil dos bibliotecários atuantes em bibliotecas públicas 2.0; identificar os serviços prestados nas bibliotecas públicas 2.0 e levantar a percepção desses bibliotecários, com relação às atitudes, competências e habilidades para atuar em bibliotecas públicas 2.0. Esta pesquisa é descritiva, de cunho quantitativo, e teve como procedimento de levantamento o survey. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. O survey foi desenvolvido com base na pesquisa de LIC/MLA (1998 apud BRYANT; PROUSTIE, 2002) com autorização prévia de uso dos autores. Para a seleção da amostra foram considerados os índices de uso da Internet e das redes sociais pelos países selecionados, adotando-se a amostra por julgamento com base nos critérios pré-estabelecidos. Desta maneira, foram selecionadas 44 bibliotecas públicas 2.0 dos sete países, tendo como amostra final, 16 sujeitos. Os resultados mostram que o bibliotecário público 2.0 é um profissional com faixa etária entre 30 e 39 anos, com predominância do gênero feminino; é bacharel em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação; atua na função de coordenador há 12-15 anos; a implantação dos serviços aconteceu, em sua maioria, entre 2006 e 2009. Os dados da pesquisa demonstraram que os bibliotecários utilizam 14 ferramentas web 2.0 sendo, as redes sociais utilizadas por 16 bibliotecas públicas 2.0; os compartilhadores multimídia por 15 e os blogs por 14. Em relação ao objetivo de uso, os bibliotecários públicos 2.0 utilizam as ferramentas web 2.0 com maior incidência para publicação e acesso de conteúdo. Nesse grupo vale destacar que houve predominância das redes sociais, compartilhadores multimídia e blogs. Com relação ao seu uso, as ferramentas 2.0 são utilizadas com maior incidência, diariamente, e duas ou três vezes por semana. Vale destacar que os resultados neste grupo mostram predominância das redes sociais, dos compartilhadores multimídia e dos blogs. Com relação ao aprendizado de uso das ferramentas web 2.0, a maioria assinalou que aprendeu a utilizá-las com os colegas. Em relação às atitudes dos bibliotecários públicos 2.0 as mais citadas foram: ser autoconfiante; ser adaptável; ser criativo e ter sensibilidade para as necessidades informacionais dos usuários. Quanto às competências, foram indicadas com maior frequência o conhecimento e a compreensão da Internet; a compreensão do impacto das TICs no desenvolvimento de serviços e produtos e a compreensão de questões jurídicas e de copyright. Em relação às habilidades, as mais citadas foram: aprender rapidamente; organizar sistemas de forma lógica e tomar decisões. Em relação à convergência com a literatura, observou-se que as atitudes mais citadas foram: saber lidar com contradições e conflitos; ser ético; ser flexível; ser proativo; ser resiliente e ter criatividade. Sobre as competências dos bibliotecários 2.0 as seguintes características foram as mais citadas: dominar as aplicações tecnológicas; perceber novos ambientes informacionais; ter experiência com tecnologias. Com relação às habilidades, as mais citadas foram: comprometer-se com mudanças contínuas; ter atitude investigativa; saber buscar novas oportunidades e ser capaz de enfrentar desafios. Em relação à percepção dos sujeitos quanto aos serviços web prestados, os bibliotecários apontaram que as ferramentas web 2.0 permitem maior interação, colaboração e comunicação com os usuários, além de aperfeiçoar os serviços existentes. Além disso, informaram que a aplicação das ferramentas web 2.0 não significa melhores serviços tampouco maior índice de uso. A partir dos dados obtidos concluiu-se que os bibliotecários públicos 2.0 possuem conhecimento das ferramentas web 2.0 e de suas possibilidades de uso para a melhoria dos serviços e no relacionamento com os usuários.Research that aimed to analyze public libraries 2.0 to identify the services provided the profile and awareness of web 2.0 by librarians in Brazil, Canada, Denmark, Spain, United States, United Kingdom and Republic of Ireland. It was considered the society changes, such as network fluidity as transforming element of professional reality, as well as the evidence to review the profile of the librarian who works in public libraries 2.0. In this matter, the specific objectives of the research were: to characterize the 2.0 librarians working in public libraries 2.0; identify the services provided in the public libraries 2.0 and identify through the librarians perceptions the attitudes, competencies and abilities work on public libraries 2.0. The nature of this research is descriptive and it used quantitative procedures to analyze the data obtained through the survey, analyzed using descriptive statistics. The survey was developed based on LIC/MLA (1998 apud BRYANT; PROUSTIE, 2002) research with previous permission to use. For the selection of the sample were considered the rates of use of the Internet and social networking, by adopting the sample for trial on the basis of predetermined criteria. Thus, it was selected 44 public libraries 2.0 in seven countries, with the final sample of 16 librarians. The results shown that the public librarian 2.0 is a professional aged between 30-39 years with female predominance, with a bachelor's degree in Library and master in Information Science; works in the role of coordinator for 12-15 years; deployment services occurred mostly between 2006 and 2009. The survey data showed that 14 web 2.0 tools are being used by 16 public libraries, in that matter; social networks are used by 16 public libraries, multimedia-sharing 15 and blogs by 14 public libraries. Regarding the purpose of use, the public librarian 2.0 uses web 2.0 tools most active for publishing content and access content. In that matter, there was a predominance of the following web 2.0 tools: social networks, multimedia sharing and blogs. Regarding the use of tools 2.0, they are more active using daily, two or three a week and less uses once a week, biweekly and monthly. The results in that matter show predominance of social networks, multimedia sharing and blogs. Regarding how they learnt to use the web 2.0 tools, most said that they learned to use tools with colleagues. Regarding attitudes, public librarians 2.0 most mentioned attitudes such as: being confident, being adaptable, being creative and having sensitivity to the information needs of users. As for competencies, public librarians 2.0 indicated more frequently knowledge and understanding of the Internet, understanding the impact of ICTs in development of products and services and understanding of legal issues and copyright. Regarding abilities, it showed a higher inclination to: learn quickly, organize systems logically and make decisions. In regards to the perception of subjects concerning the web 2.0 services, librarians pointed out those web 2.0 tools allow more interaction, collaboration and communication with users, and enhance existing services. In addition, they reported that the application of web 2.0 tools does not mean better services or highest rate of use. In regards to the convergence with the literature, we found that attitudes were most frequently mentioned: how to deal with contradictions and conflicts, be ethical, be flexible, be proactive, be resilient and be creative. On the competencies of librarians 2.0 the following characteristics were the most frequently cited: mastering the technological applications; perceive new information environments; to have experience with technology. With respect to abilities, the most mentioned were: to commit to continuous change; to have an investigative attitude, seek new opportunities to know and be able to face challenges. From the data obtained it was concluded that public librarians 2.0 are aware of web 2.0 tools and their possible use for the improvement of services and relationships with users.FlorianópolisCunha, Miriam Figueiredo Vieira daUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Thais Xavier2013-03-04T18:28:07Z2013-03-04T18:28:07Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 p.| il., tabs., grafs.application/pdf308792http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99273porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T23:43:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99273Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T23:43:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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