Retenção do conhecimento na EaD: o estudo de caso do programa de capacitação em rede competências para o ciclo de desenvolvimento de inovações - projeto e-nova

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battisti, Patrícia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103412
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012.
id UFSC_36e0a77edee630661c59bb013abec95d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103412
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Retenção do conhecimento na EaD: o estudo de caso do programa de capacitação em rede competências para o ciclo de desenvolvimento de inovações - projeto e-novaEngenharia e gestão do conhecimentoAprendizagemEnsino a distanciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012.Diante da evolução tecnológica, as pessoas se veem em busca de novos conhecimentos para a sua constante atualização. Desse modo, são desenvolvidos cursos de capacitações voltados para determinados públicos-alvo. A EaD surge como alternativa de capacitação e aperfeiçoamento no âmbito profissional. Este trabalho busca apresentar um curso de capacitação na modalidade a distância como estudo de caso, o Projeto e-Nova - Programa de Capacitação em Rede: Ciclo para o Desenvolvimento das Inovações. Esta pesquisa tem por objetivo identificar a retenção do conhecimento dos alunos por meio das teorias estudadas no decorrer do curso. Pretende-se fazer com que os alunos possam desenvolver projetos de inovações, atrelando essa teoria à prática. Para atender a esse objetivo, determinaram-se os construtos que deveriam ser estudados e que fossem relevantes para o tema desta pesquisa. Ainda foi necessário definir um template baseado no conteúdo do curso e nas teorias de aprendizagem. Para tanto, foram estabelecidos os critérios de avaliação conforme os parâmetros requeridos pela pesquisa a fim de avaliar os projetos de produtos ou processos inovadores. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa exploratória de natureza aplicada, levantamento bibliográfico e documental, com o emprego de métodos mistos quali-quantitativos, sendo uma pesquisa ação-participante e se caracterizando como estudo de caso. Quanto aos resultados alcançados com esta pesquisa, pode-se concluir que os projetos finais que atenderam ao maior número de critérios estabelecidos, foram os alunos que obtiveram também uma maior retenção do conhecimento estudado durante todo o decorrer do curso de capacitação.<br>Abstract : Technological evolution demands that people keep searching for new forms of knowledge in order to stay updated. Thus, training courses are designed aiming at specific audiences. Distance Learning is an alternative approach to training as well as an improvement in the professional realm. This study aims to present a DL training course as a case study, the Project e-Nova- Network Training Program: Cycle for the Development of Innovations. This research aims to identify the knowledge retention capacity of students through the theories studied throughout the course, the intention is to get students to develop innovation projects, linking this theory to the practice of each student. To meet this objective, it was necessary to determine the constructs that should be studied which are relevant to the subject of this inquiry, it would still be necessary to define a template based on course content and in learning theories. Therefore it was necessary to establish the evaluation criteria within the parameters established by the research, and finally the development of innovative products or processes. The methodological procedures used were applied exploratory research, literature and document research, using mixed qualitative and quantitative methods, being it a participatory action research, which is characterized as a case study. As for the results achieved through this research, it can be concluded that the final projects that met the greatest number of criteria, were the students who also obtained greater knowledge retention of the subjects studied throughout the entire duration of the training course.Spanhol, Fernando JoséSelig, Paulo MauricioUniversidade Federal de Santa CatarinaBattisti, Patrícia2013-07-16T04:31:57Z2013-07-16T04:31:57Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 p.| il., grafs., tabs.application/pdf314507http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103412porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T04:31:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103412Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T04:31:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Retenção do conhecimento na EaD: o estudo de caso do programa de capacitação em rede competências para o ciclo de desenvolvimento de inovações - projeto e-nova
title Retenção do conhecimento na EaD: o estudo de caso do programa de capacitação em rede competências para o ciclo de desenvolvimento de inovações - projeto e-nova
spellingShingle Retenção do conhecimento na EaD: o estudo de caso do programa de capacitação em rede competências para o ciclo de desenvolvimento de inovações - projeto e-nova
Battisti, Patrícia
Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem
Ensino a distancia
title_short Retenção do conhecimento na EaD: o estudo de caso do programa de capacitação em rede competências para o ciclo de desenvolvimento de inovações - projeto e-nova
title_full Retenção do conhecimento na EaD: o estudo de caso do programa de capacitação em rede competências para o ciclo de desenvolvimento de inovações - projeto e-nova
title_fullStr Retenção do conhecimento na EaD: o estudo de caso do programa de capacitação em rede competências para o ciclo de desenvolvimento de inovações - projeto e-nova
title_full_unstemmed Retenção do conhecimento na EaD: o estudo de caso do programa de capacitação em rede competências para o ciclo de desenvolvimento de inovações - projeto e-nova
title_sort Retenção do conhecimento na EaD: o estudo de caso do programa de capacitação em rede competências para o ciclo de desenvolvimento de inovações - projeto e-nova
author Battisti, Patrícia
author_facet Battisti, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spanhol, Fernando José
Selig, Paulo Mauricio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Battisti, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem
Ensino a distancia
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem
Ensino a distancia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-07-16T04:31:57Z
2013-07-16T04:31:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 314507
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103412
identifier_str_mv 314507
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652004254285824