A CAPACITAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EAD: UMA VISÃO DO PROFESSOR DA EAD SOBRE EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Aleksander Dias
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BERTONCELLO, Ludhiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6295
Resumo: o objetivo desta pesquisa foi de verificar qual a visão do professor que ministra aulas em Educação à distância (EAD) sobre esta modalidade de ensino e qual a sua preparação e capacitação para a sua atuação em EAD. Para tanto, foi elaborado um questionário com questões abertas e fechadas. A amostra analisada englobou13 professores, no entanto, o universo conta com 40 docentes. Os dados foram analisados através do software Excel. Foi possível concluir, até o momento, que apesar dos 13 docentes afirmarem terem conhecimento sobre o processo da EAD, somente 4 deles participaram de algum curso preparatório. Assim, é possível afirmar que a transição do professor de um ambiente presencial para um ambiente virtual, a despeito das inúmeras diferenças entre as modalidades, pouco se tem feito para capacitar o professor.
id UNICESU -1_fbbdfc3d1322b197b9f67791b7db3a5e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6295
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A CAPACITAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EAD: UMA VISÃO DO PROFESSOR DA EAD SOBRE EADEducação à distânciaFormação pedagógicaCapacitaçãoo objetivo desta pesquisa foi de verificar qual a visão do professor que ministra aulas em Educação à distância (EAD) sobre esta modalidade de ensino e qual a sua preparação e capacitação para a sua atuação em EAD. Para tanto, foi elaborado um questionário com questões abertas e fechadas. A amostra analisada englobou13 professores, no entanto, o universo conta com 40 docentes. Os dados foram analisados através do software Excel. Foi possível concluir, até o momento, que apesar dos 13 docentes afirmarem terem conhecimento sobre o processo da EAD, somente 4 deles participaram de algum curso preparatório. Assim, é possível afirmar que a transição do professor de um ambiente presencial para um ambiente virtual, a despeito das inúmeras diferenças entre as modalidades, pouco se tem feito para capacitar o professor.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-22T18:56:01Z2020-10-22T18:56:01Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6295porPEREIRA, Aleksander DiasBERTONCELLO, Ludhianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-23T06:01:23ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A CAPACITAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EAD: UMA VISÃO DO PROFESSOR DA EAD SOBRE EAD
title A CAPACITAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EAD: UMA VISÃO DO PROFESSOR DA EAD SOBRE EAD
spellingShingle A CAPACITAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EAD: UMA VISÃO DO PROFESSOR DA EAD SOBRE EAD
PEREIRA, Aleksander Dias
Educação à distância
Formação pedagógica
Capacitação
title_short A CAPACITAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EAD: UMA VISÃO DO PROFESSOR DA EAD SOBRE EAD
title_full A CAPACITAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EAD: UMA VISÃO DO PROFESSOR DA EAD SOBRE EAD
title_fullStr A CAPACITAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EAD: UMA VISÃO DO PROFESSOR DA EAD SOBRE EAD
title_full_unstemmed A CAPACITAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EAD: UMA VISÃO DO PROFESSOR DA EAD SOBRE EAD
title_sort A CAPACITAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EAD: UMA VISÃO DO PROFESSOR DA EAD SOBRE EAD
author PEREIRA, Aleksander Dias
author_facet PEREIRA, Aleksander Dias
BERTONCELLO, Ludhiana
author_role author
author2 BERTONCELLO, Ludhiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Aleksander Dias
BERTONCELLO, Ludhiana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Formação pedagógica
Capacitação
topic Educação à distância
Formação pedagógica
Capacitação
description o objetivo desta pesquisa foi de verificar qual a visão do professor que ministra aulas em Educação à distância (EAD) sobre esta modalidade de ensino e qual a sua preparação e capacitação para a sua atuação em EAD. Para tanto, foi elaborado um questionário com questões abertas e fechadas. A amostra analisada englobou13 professores, no entanto, o universo conta com 40 docentes. Os dados foram analisados através do software Excel. Foi possível concluir, até o momento, que apesar dos 13 docentes afirmarem terem conhecimento sobre o processo da EAD, somente 4 deles participaram de algum curso preparatório. Assim, é possível afirmar que a transição do professor de um ambiente presencial para um ambiente virtual, a despeito das inúmeras diferenças entre as modalidades, pouco se tem feito para capacitar o professor.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2020-10-22T18:56:01Z
2020-10-22T18:56:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6295
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771929960382464