Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koerich, Andreas Sell
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247995
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
id UFSC_37491ecd43665a927a4a8d4d41c35e12
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/247995
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de CasoAnálise de Rentabilidade dos ClientesCustos para ServirCusteio Baseado em AtividadesTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.Este estudo teve como objetivo geral determinar a rentabilidade dos clientes de uma empresa B2B2C que oferece seus serviços aos colaboradores das empresas parceiras. Para a construção da análise de rentabilidade dos clientes, foi realizado um estudo de caso no qual as informações utilizadas foram obtidas através do acesso aos bancos de dados da empresa, e por meio de conversa com os colaboradores das áreas responsáveis. A empresa estudada conta com 36 colaboradores, e oferece os produtos de empréstimo consignado, salário sob demanda e consultoria financeira aos seus clientes finais por meio do aplicativo desenvolvido pela própria empresa. Com base no estudo, foi possível identificar as receitas geradas por cada um dos clientes e por tipo de produto, e por meio do método ABC estruturar os custos envolvidos para servir os clientes, dessa forma, possibilitando observar aqueles clientes que geram lucro, e os que consomem o lucro acumulado gerado, sendo possível realizar uma análise comparativa entre os clientes, e identificar o impacto das diferentes demandas no momento de servir cada um. Dessa maneira, com o apoio da análise de custos, a partir dos resultados obtidos, é possível aprofundar as discussões que visam aperfeiçoar o modelo de negócio da empresa focando na melhoria de seus resultados.The general objective of this present study was to determine the customers profitability of a B2B2C company that offers its services to employees of partner companies. For the construction of the customer profitability analysis, a case study was carried out in which the information used was obtained through access to the company's databases, and through conversation with the employees of the responsible areas. The case study company has 36 employees, and offers payroll loan products, salary on demand and financial advice to its end customers through an app developed by the company itself. Based on the study, it was possible to identify the revenues generated by each of the customers and by type of product, and through the ABC method, structure the costs involved in serving customers, thus making it possible to observe those customers that generate profit, and those that consume the accumulated profit generated, making it possible to carry out a comparative analysis between customers, and identify the impact of different demands when serving each one. In this way, with the support of cost analysis, based on the results obtained, it is possible to deepen the discussions that aim to improve the company's business model, focusing on improving its results.Florianópolis, SC.Bornia, Antonio CezarUniversidade Federal de Santa Catarina.Koerich, Andreas Sell2023-07-03T19:53:36Z2023-07-03T19:53:36Z2023-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247995Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-03T19:53:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247995Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-03T19:53:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de Caso
title Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de Caso
spellingShingle Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de Caso
Koerich, Andreas Sell
Análise de Rentabilidade dos Clientes
Custos para Servir
Custeio Baseado em Atividades
title_short Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de Caso
title_full Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de Caso
title_fullStr Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de Caso
title_full_unstemmed Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de Caso
title_sort Aplicação da Análise de Rentabilidade de Clientes em Uma Empresa: Estudo de Caso
author Koerich, Andreas Sell
author_facet Koerich, Andreas Sell
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bornia, Antonio Cezar
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Koerich, Andreas Sell
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Rentabilidade dos Clientes
Custos para Servir
Custeio Baseado em Atividades
topic Análise de Rentabilidade dos Clientes
Custos para Servir
Custeio Baseado em Atividades
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-03T19:53:36Z
2023-07-03T19:53:36Z
2023-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247995
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652339503955968