Análise de custos para servir e lucratividade de cliente em uma empresa de desenvolvimento de Softwares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178630 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
id |
UFSC_695d0d2318741d3b0ea180aedce0527a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/178630 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise de custos para servir e lucratividade de cliente em uma empresa de desenvolvimento de SoftwaresContabilidade GerencialCusto para ServirCusteio Baseado em AtividadesLucratividade de ClientesTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisEste estudo teve como objetivo geral verificar como a análise de custos para servir (cost to serve) pode contribuir para a identificação da lucratividade dos clientes de uma empresa de desenvolvimento de softwares. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa operacionalizada por meio de estudo de caso, no qual as informações foram coletadas mediante acesso aos bancos de dados da organização e conversa com os colaboradores. A empresa conta com cerca de 150 colaboradores nas atividades corporativas e matriz, e mais de 200 profissionais indiretos por meio de revendas em 40 cidades em 20 estados do Brasil e possui três linhas de sistemas: a Linha V, linha madura, a Linha U, linha mais nova e ainda em desenvolvimento, e a Linha W, complementar a ambas. Percebe-se que 45% do total de gastos estão relacionados à Linha V, enquanto a Linha U têm 52% dos gastos e a Linha W contempla 3% dos gastos totais. Com base na pesquisa, constatou-se que aproximadamente 80% dos clientes da Linha V, atendidos pela matriz, são considerados lucrativos, enquanto os demais 20% são clientes não lucrativos, considerando o alto nível de serviço que exigem ou preços abaixo do ideal. Assim, a partir dos resultados do estudo, é possível aprofundar discussões que levem ao melhoramento do resultado da empresa, revendo políticas de preços e de atendimentos a clientes.Florianópolis, SCGasparetto, ValdireneUniversidade Federal de Santa CatarinaMarçal, João Victor Krummenacher2017-08-24T18:36:10Z2017-08-24T18:36:10Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178630porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-24T18:36:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178630Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-24T18:36:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de custos para servir e lucratividade de cliente em uma empresa de desenvolvimento de Softwares |
title |
Análise de custos para servir e lucratividade de cliente em uma empresa de desenvolvimento de Softwares |
spellingShingle |
Análise de custos para servir e lucratividade de cliente em uma empresa de desenvolvimento de Softwares Marçal, João Victor Krummenacher Contabilidade Gerencial Custo para Servir Custeio Baseado em Atividades Lucratividade de Clientes |
title_short |
Análise de custos para servir e lucratividade de cliente em uma empresa de desenvolvimento de Softwares |
title_full |
Análise de custos para servir e lucratividade de cliente em uma empresa de desenvolvimento de Softwares |
title_fullStr |
Análise de custos para servir e lucratividade de cliente em uma empresa de desenvolvimento de Softwares |
title_full_unstemmed |
Análise de custos para servir e lucratividade de cliente em uma empresa de desenvolvimento de Softwares |
title_sort |
Análise de custos para servir e lucratividade de cliente em uma empresa de desenvolvimento de Softwares |
author |
Marçal, João Victor Krummenacher |
author_facet |
Marçal, João Victor Krummenacher |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gasparetto, Valdirene Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marçal, João Victor Krummenacher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade Gerencial Custo para Servir Custeio Baseado em Atividades Lucratividade de Clientes |
topic |
Contabilidade Gerencial Custo para Servir Custeio Baseado em Atividades Lucratividade de Clientes |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24T18:36:10Z 2017-08-24T18:36:10Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178630 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
32 p. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652033140457472 |