Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo, Cleiton de Morais
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bianchi, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241747
Resumo: Com o intuito de contribuir com a construção teórica do objeto de estudo da pesquisa de mestrado profissional em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/Unipampa), busca-se nesse ensaio, estabelecer aproximações entre o pensamento de Jesús Martín-Barbero e o campo teórico-metodológico da mídia-educação (FANTIN, 2006, 2012; BELLONI, 2005, 2010) como meio para a formação crítica e reflexiva dos estudantes diante da cultura midiática, especialmente em relação aos conteúdos da Educação Física. Na pesquisa realizada por Bianchi, Pires e Vanzin (2008), constatou-se que no cenário específico da Educação Física Escolar, ainda existe um afastamento da discussão sobre a temática da mídia e das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem desse componente curricular. Dessa forma, propõe-se o estudo aprofundado das principais ideias e conceitos apresentados por Martín-Barbero em sua obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, publicada pela primeira vez em 1987. Como resultado, espera-se que as reflexões construídas a partir deste ensaio contribuam com a sustentação teórica, bem como o desenvolvimento das experiências mídia-educativas previstas no trabalho.
id UFSC_374b070c4b922d75d7c9983fcfddea66
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241747
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leiturasTeoria das MediaçõesCulturaMídiaJesús Martín BarberoCom o intuito de contribuir com a construção teórica do objeto de estudo da pesquisa de mestrado profissional em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/Unipampa), busca-se nesse ensaio, estabelecer aproximações entre o pensamento de Jesús Martín-Barbero e o campo teórico-metodológico da mídia-educação (FANTIN, 2006, 2012; BELLONI, 2005, 2010) como meio para a formação crítica e reflexiva dos estudantes diante da cultura midiática, especialmente em relação aos conteúdos da Educação Física. Na pesquisa realizada por Bianchi, Pires e Vanzin (2008), constatou-se que no cenário específico da Educação Física Escolar, ainda existe um afastamento da discussão sobre a temática da mídia e das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem desse componente curricular. Dessa forma, propõe-se o estudo aprofundado das principais ideias e conceitos apresentados por Martín-Barbero em sua obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, publicada pela primeira vez em 1987. Como resultado, espera-se que as reflexões construídas a partir deste ensaio contribuam com a sustentação teórica, bem como o desenvolvimento das experiências mídia-educativas previstas no trabalho.2022-11-01T12:09:31Z2022-11-01T12:09:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241747Cardozo, Cleiton de MoraisBianchi, Paulaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:09:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241747Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-11-01T12:09:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras
title Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras
spellingShingle Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras
Cardozo, Cleiton de Morais
Teoria das Mediações
Cultura
Mídia
Jesús Martín Barbero
title_short Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras
title_full Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras
title_fullStr Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras
title_full_unstemmed Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras
title_sort Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras
author Cardozo, Cleiton de Morais
author_facet Cardozo, Cleiton de Morais
Bianchi, Paula
author_role author
author2 Bianchi, Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo, Cleiton de Morais
Bianchi, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das Mediações
Cultura
Mídia
Jesús Martín Barbero
topic Teoria das Mediações
Cultura
Mídia
Jesús Martín Barbero
description Com o intuito de contribuir com a construção teórica do objeto de estudo da pesquisa de mestrado profissional em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/Unipampa), busca-se nesse ensaio, estabelecer aproximações entre o pensamento de Jesús Martín-Barbero e o campo teórico-metodológico da mídia-educação (FANTIN, 2006, 2012; BELLONI, 2005, 2010) como meio para a formação crítica e reflexiva dos estudantes diante da cultura midiática, especialmente em relação aos conteúdos da Educação Física. Na pesquisa realizada por Bianchi, Pires e Vanzin (2008), constatou-se que no cenário específico da Educação Física Escolar, ainda existe um afastamento da discussão sobre a temática da mídia e das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem desse componente curricular. Dessa forma, propõe-se o estudo aprofundado das principais ideias e conceitos apresentados por Martín-Barbero em sua obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, publicada pela primeira vez em 1987. Como resultado, espera-se que as reflexões construídas a partir deste ensaio contribuam com a sustentação teórica, bem como o desenvolvimento das experiências mídia-educativas previstas no trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-11-01T12:09:31Z
2022-11-01T12:09:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241747
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651966710022144