Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241750 |
Resumo: | Com o intuito de contribuir com a construção teórica do objeto de estudo da pesquisa de mestrado profissional em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/Unipampa), busca-se nesse ensaio, estabelecer aproximações entre o pensamento de Jesús Martín-Barbero e o campo teórico-metodológico da mídia-educação (FANTIN, 2006, 2012; BELLONI, 2005, 2010) como meio para a formação crítica e reflexiva dos estudantes diante da cultura midiática, especialmente em relação aos conteúdos da Educação Física. Na pesquisa realizada por Bianchi, Pires e Vanzin (2008), constatou-se que no cenário específico da Educação Física Escolar, ainda existe um afastamento da discussão sobre a temática da mídia e das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem desse componente curricular. Dessa forma, propõe-se o estudo aprofundado das principais ideias e conceitos apresentados por Martín-Barbero em sua obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, publicada pela primeira vez em 1987. Como resultado, espera-se que as reflexões construídas a partir deste ensaio contribuam com a sustentação teórica, bem como o desenvolvimento das experiências mídia-educativas previstas no trabalho. |
id |
UFSC_f3a0a5c902632f1a9ddaaf068e35f88a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241750 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leiturasTeoria das MediaçõesCulturamidiaJesús Martín BarberoCom o intuito de contribuir com a construção teórica do objeto de estudo da pesquisa de mestrado profissional em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/Unipampa), busca-se nesse ensaio, estabelecer aproximações entre o pensamento de Jesús Martín-Barbero e o campo teórico-metodológico da mídia-educação (FANTIN, 2006, 2012; BELLONI, 2005, 2010) como meio para a formação crítica e reflexiva dos estudantes diante da cultura midiática, especialmente em relação aos conteúdos da Educação Física. Na pesquisa realizada por Bianchi, Pires e Vanzin (2008), constatou-se que no cenário específico da Educação Física Escolar, ainda existe um afastamento da discussão sobre a temática da mídia e das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem desse componente curricular. Dessa forma, propõe-se o estudo aprofundado das principais ideias e conceitos apresentados por Martín-Barbero em sua obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, publicada pela primeira vez em 1987. Como resultado, espera-se que as reflexões construídas a partir deste ensaio contribuam com a sustentação teórica, bem como o desenvolvimento das experiências mídia-educativas previstas no trabalho.2022-11-01T12:13:58Z2022-11-01T12:13:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241750Cardozo, Cleiton de MoraisBianchi, Paulaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:13:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241750Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-11-01T12:13:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras |
title |
Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras |
spellingShingle |
Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras Cardozo, Cleiton de Morais Teoria das Mediações Cultura midia Jesús Martín Barbero |
title_short |
Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras |
title_full |
Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras |
title_fullStr |
Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras |
title_full_unstemmed |
Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras |
title_sort |
Possíveis contribuições do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a problematização da mídia na escola: notas de leituras |
author |
Cardozo, Cleiton de Morais |
author_facet |
Cardozo, Cleiton de Morais Bianchi, Paula |
author_role |
author |
author2 |
Bianchi, Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardozo, Cleiton de Morais Bianchi, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria das Mediações Cultura midia Jesús Martín Barbero |
topic |
Teoria das Mediações Cultura midia Jesús Martín Barbero |
description |
Com o intuito de contribuir com a construção teórica do objeto de estudo da pesquisa de mestrado profissional em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/Unipampa), busca-se nesse ensaio, estabelecer aproximações entre o pensamento de Jesús Martín-Barbero e o campo teórico-metodológico da mídia-educação (FANTIN, 2006, 2012; BELLONI, 2005, 2010) como meio para a formação crítica e reflexiva dos estudantes diante da cultura midiática, especialmente em relação aos conteúdos da Educação Física. Na pesquisa realizada por Bianchi, Pires e Vanzin (2008), constatou-se que no cenário específico da Educação Física Escolar, ainda existe um afastamento da discussão sobre a temática da mídia e das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem desse componente curricular. Dessa forma, propõe-se o estudo aprofundado das principais ideias e conceitos apresentados por Martín-Barbero em sua obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, publicada pela primeira vez em 1987. Como resultado, espera-se que as reflexões construídas a partir deste ensaio contribuam com a sustentação teórica, bem como o desenvolvimento das experiências mídia-educativas previstas no trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-11-01T12:13:58Z 2022-11-01T12:13:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241750 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651986509234176 |