O pensamento crítico de estudantes do ensino médio inovador na percepção de professores da área curricular "Ciências Da Natureza"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Nadejda Aparecida Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204500
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
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Pensando nisso, buscamos, com esta pesquisa, identificar modos de formação/desenvolvimento do pensamento crítico de alunos de Escolas Públicas de Educação Básica que oferecem Ensino Médio Inovador (EMI). Para operacionalizar a coleta de informações, nos propomos a responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o planejamento e o desenvolvimento das aulas da área curricular Ciências da Natureza (CN) no EMI contribuem para a formação do pensamento crítico de seus alunos? Para respondê-lo, elaboramos três questões de pesquisa: 1) Que elementos do planejamento das aulas dos professores da área curricular Ciências da Natureza favorecem a formação do pensamento crítico de alunos do EMI?; 2) Que elementos do desenvolvimento das aulas, nas disciplinas da área curricular Ciências da Natureza, contribuem para a formação do pensamento crítico de alunos do EMI?; 3) De que modos os alunos relacionam-se com as atividades didáticas de disciplinas da área curricular Ciências da Natureza desenvolvidas no âmbito do EMI? Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram: (1) questionários para professores da área curricular CN; (2) entrevista com professores da área curricular CN; (3) roteiro de análise textual, para os documentos (Planejamento Individual de Professores e Proposta de Redesenho Curricular de escolas). Totalizamos 07 documentos analisados, 07 questionários e 04 entrevistas. Para a organização e tratamento das informações utilizamos as orientações da Teoria Fundamentada. Após as análises das informações coletadas, de modo a atingir o objetivo proposto, identificamos 04 diferentes modos de formação/desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes do EMI, a saber: (1) articulando conhecimento científico com situações do cotidiano; (2) participando de atividades que envolvam debates; (03) desenvolvendo atividades que envolvem experimentos didático-científicos; (04) desenvolvendo atividades em grupos.Abstract: There are few studies on curricular and pedagogical aspects that can promote critical thinking in students, especially since the specialized literature focuses more on teachers' attitudes that can assist in developing critical thinking skills in students. The development of critical thinking and intellectual autonomy appears in article 35 of the National Education Guidelines Law (NEGL). With this in mind, we seek, with this research, to identify ways of formation / development of critical thinking of students of Public Schools that offer Innovative High School (HIS). In order to operationalize the collection of information, we propose to answer the following research problem: How does the planning and development of the Natural Sciences (NC) classes at IHS contribute to the formation of critical thinking of its students? To answer this question, we elaborated three research questions: 1) What elements of the classroom planning of the Natural Sciences teachers favor the formation of critical thinking of IHS students ?; 2) Which elements of the development of the classes, in the subjects of the Natural Sciences curricular area, contribute to the formation of the critical thinking of HIS students? 3) In what ways do students relate to the didactic activities of subjects in the Natural Sciences curriculum developed within the scope of IHS? The instruments used to collect information were: (1) questionnaires for teachers of the NC curriculum area; (2) interview with teachers of the curriculum area NC; (3) script of textual analysis for the documents (Individual Teachers Planning and Proposal of Curriculum Redesign of schools). We totaled 07 analyzed documents, 07 questionnaires and 04 interviews. For the organization and treatment of the information we use the orientations of the Grounded Theory. After analyzing the information collected, in order to achieve the proposed objective, we identified 04 different modes of formation/development of critical thinking in IHS students, namely: (1) articulating scientific knowledge with everyday situations; (2) participating in activities involving debates; (03) developing activities involving didactic-scientific experiments; (04) developing activities in groups.Ramos, Mariana BrasilUniversidade Federal de Santa CatarinaMonteiro, Nadejda Aparecida Machado2020-02-28T18:06:26Z2020-02-28T18:06:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis258 p.| il.application/pdf364567https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204500porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-28T18:06:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204500Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-28T18:06:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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