O lugar dos gêneros do discurso nos projetos e relatórios de estágio do Curso de Graduação em Letras Inglês/Português da Universidade Regional de Blumenau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ana Paula Kuczmynda da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93174
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2008.
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spelling O lugar dos gêneros do discurso nos projetos e relatórios de estágio do Curso de Graduação em Letras Inglês/Português da Universidade Regional de BlumenauLinguistica aplicadaLeituraAnalise linguisticaProdução de textosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2008.Esta pesquisa de cunho documental constitui um estudo de caso que teve como objetivo realizar uma análise interpretativo-comparativa, do discurso do professor em fase final formação, no contexto Curso de Graduação em Letras Inglês/Português da Universidade Regional de Blumenau, no que se refere à elaboração do referencial teórico e à elaboração didática da noção de gênero do discurso para as práticas de ensino-aprendizagem de leitura, escuta, produção textual e análise linguística, na vigência de duas grades curriculares: a que entrou em vigor no segundo semestre de 1998 e aquela que passou a vigorar no primeiro semestre de 2004. Os dados de pesquisa foram compostos pelos documentos nomeados Relatório e Projeto de Estágio Supervisionado e, posteriormente (na vigência da segunda grade analisada), Relatório Analítico de Estágio Supervisionado. Tomando como referencial teórico os estudos do Círculo de Bakhtin e os recentes estudos acerca do ensino das práticas de linguagem, constituem pressupostos teóricos de pesquisa: (1) a natureza sócio-histórica dos sujeitos e da linguagem; (2) o dialogismo constitutivo da linguagem; (3) a noção de horizonte axiológico; (4) a ideia de texto como enunciado e como elo de uma cadeia infinita que se expande, por um lado, em direção a outros enunciados já-ditos, e, por outro lado, em direção aos enunciados prefigurados; (5) a noção de gêneros do discurso; (6) a noção de elaboração didática. A pesquisa desenvolveu-se em quatro etapas: a primeira delas envolveu a confecção de um arcabouço teórico que contemplasse os pressupostos já mencionados e desse sustento à pesquisa; a segunda etapa envolveu a seleção dos dados de pesquisa e a análise do contexto em que o caso se configura (a instituição formadora, o Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas, as duas grades curriculares envolvidas na pesquisa, o quadro de professores no contexto da transição de grades, as ementas e planos de ensino elaborados no mesmo contexto, os acadêmicos em fase final de formação que elaboraram os documentos); a terceira comportou a análise e a discussão de tais dados - do capítulo destinado à fundamentação teórica das atividades de estágio, planos de aula e relatos de aulas ministradas durante o período de estágio supervisionado; e a última voltou-se à elaboração das considerações finais. Os dados de pesquisa foram compostos por 8 projetos e 15 relatórios de estágio supervisionado; e 17 relatórios analíticos de estágio supervisionado; totalizando 40 documentos de estágio elaborados entre o primeiro semestre de 2002 e o segundo semestre de 2008. Os resultados apontaram: o caráter compartimentalizado da formação inicial no âmbito das duas grades curriculares estudadas e a migração de conteúdos da grade 1998/2 para a grade 2004/2. Apontaram ainda: a presença marcante, principalmente no âmbito da grade 1998/2, da noção de tipologia escolar clássica associada à noção de língua-sistema e de texto-estrutura; uma indefinição de ordem teórico-epistemológica a respeito da constituição dos gêneros do discurso, associados, no contexto da grade 2004/1, a uma noção de língua(gem) que oscila entre a noção de língua-sistema/instrumento da comunicação e de língua como interação, e a uma noção ainda em construção de texto na condição de enunciado. No que tange ao trabalho com gêneros do discurso, percebemos a preferência pelo trabalho com um grande número de gêneros sem que, no entanto, esse se aprofunde em direção à discussão das particularidades dos gêneros e das interações que eles medeiam e o pouco espaço destinado ao trabalho com gêneros orais e com a análise linguística. Na vigência da grade 1998/2, prepondera uma preocupação classificatória. Na vigência da grade 2004/1, ainda que muitas vezes os gêneros não sejam efetivamente alvo de elaboração didática, depreendemos, da leitura de alguns relatórios, uma perspectiva de mudanças no que tange à elaboração didática dos gêneros para a prática de leitura/escuta, produção textual e, mais raramente, para a prática de análise linguística, verificada na preocupação em se pesquisar sobre o gênero a ser trabalhado; na busca por oportunizar ao aluno desenvolver um conhecimento procedimental do gênero e na articulação de práticas de leitura e produção textual.Rodrigues, Rosangela HammesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Ana Paula Kuczmynda da2012-10-24T17:41:06Z2012-10-24T17:41:06Z2012-10-24T17:41:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf273875http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93174porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T22:07:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93174Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T22:07:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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