Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jerônimo, Bernardo de Camargo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188813
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_37f461c2a2fa07ed356d4b90c61c7fb0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188813
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolarEducação Física escolarViolência SimbólicaGêneroEscolaEducação FísicaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A pesquisa busca analisar como as aulas de Educação Física podem apresentar questões relacionadas ao gênero, em uma turma do 4º ano do ensino fundamental de uma escola do Saco dos Limões, bairro localizado na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. A amostra foi escolhida pela proximidade do pesquisador, graduando do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, que participou de intervenções com a turma por meio do estágio docência ao longo de aproximadamente um ano e meio. Para essa pesquisa, foram feitas observações em um período de dois meses, o que totalizou cerca de 15 aulas de Educação Física com duração de 45 minutos, as quais foram transcritas para um diário de campo. As observações se deram por uma descrição das aulas em sua totalidade, buscando trazer o máximo de detalhes possíveis. Após o período de observações, analisamos esse diário de campo, iniciando a discussão a partir de um cruzamento de fontes dos dados coletados com as referências consultadas ao longo da pesquisa. Por meio das observações, pôde-se notar que questões relacionadas a gênero foram frequentes no campo de estudo. Por meio de cruzamento dos dados com a bibliografia eleita foi possível compreender como essas questões se desenvolvem no ambiente da educação física escolar e que estas são reproduções culturais presentes no modelo atual de sociedade em que vivemos.Florianópolis, SCSilva, Carolina Fernandes daUniversidade Federal de Santa CatarinaJerônimo, Bernardo de Camargo2018-08-02T15:30:12Z2018-08-02T15:30:12Z2018-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188813porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-02T15:31:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188813Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-02T15:31:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar
title Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar
spellingShingle Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar
Jerônimo, Bernardo de Camargo
Educação Física escolar
Violência Simbólica
Gênero
Escola
Educação Física
title_short Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar
title_full Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar
title_fullStr Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar
title_full_unstemmed Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar
title_sort Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar
author Jerônimo, Bernardo de Camargo
author_facet Jerônimo, Bernardo de Camargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carolina Fernandes da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Jerônimo, Bernardo de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Violência Simbólica
Gênero
Escola
Educação Física
topic Educação Física escolar
Violência Simbólica
Gênero
Escola
Educação Física
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-02T15:30:12Z
2018-08-02T15:30:12Z
2018-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188813
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652356985815040