Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188813 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_37f461c2a2fa07ed356d4b90c61c7fb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188813 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolarEducação Física escolarViolência SimbólicaGêneroEscolaEducação FísicaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A pesquisa busca analisar como as aulas de Educação Física podem apresentar questões relacionadas ao gênero, em uma turma do 4º ano do ensino fundamental de uma escola do Saco dos Limões, bairro localizado na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. A amostra foi escolhida pela proximidade do pesquisador, graduando do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, que participou de intervenções com a turma por meio do estágio docência ao longo de aproximadamente um ano e meio. Para essa pesquisa, foram feitas observações em um período de dois meses, o que totalizou cerca de 15 aulas de Educação Física com duração de 45 minutos, as quais foram transcritas para um diário de campo. As observações se deram por uma descrição das aulas em sua totalidade, buscando trazer o máximo de detalhes possíveis. Após o período de observações, analisamos esse diário de campo, iniciando a discussão a partir de um cruzamento de fontes dos dados coletados com as referências consultadas ao longo da pesquisa. Por meio das observações, pôde-se notar que questões relacionadas a gênero foram frequentes no campo de estudo. Por meio de cruzamento dos dados com a bibliografia eleita foi possível compreender como essas questões se desenvolvem no ambiente da educação física escolar e que estas são reproduções culturais presentes no modelo atual de sociedade em que vivemos.Florianópolis, SCSilva, Carolina Fernandes daUniversidade Federal de Santa CatarinaJerônimo, Bernardo de Camargo2018-08-02T15:30:12Z2018-08-02T15:30:12Z2018-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188813porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-02T15:31:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188813Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-02T15:31:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar |
title |
Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar |
spellingShingle |
Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar Jerônimo, Bernardo de Camargo Educação Física escolar Violência Simbólica Gênero Escola Educação Física |
title_short |
Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar |
title_full |
Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar |
title_fullStr |
Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar |
title_sort |
Educação Física e gênero: Analisando questões na educação física escolar |
author |
Jerônimo, Bernardo de Camargo |
author_facet |
Jerônimo, Bernardo de Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Carolina Fernandes da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jerônimo, Bernardo de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar Violência Simbólica Gênero Escola Educação Física |
topic |
Educação Física escolar Violência Simbólica Gênero Escola Educação Física |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-02T15:30:12Z 2018-08-02T15:30:12Z 2018-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188813 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
31 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652356985815040 |