Modelo de referência para o processo de melhoria da gestão de projetos em uma organização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92445 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009 |
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Modelo de referência para o processo de melhoria da gestão de projetos em uma organizaçãoEngenharia de produçãoGestão de projetosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009Este trabalho visa auxiliar profissionais a melhorar o processo de gestão de projetos em uma organização. Ele orienta as ações necessárias nessa trajetória, sua seqüência de execução, estruturas organizacionais impactadas e esclarece sobre os papéis e responsabilidades dos envolvidos no processo. Isso é feito através da construção de um modelo de referência, que enfatiza a mudança de gestão que a melhoria no gerenciamento de projetos pode representar, e cuida para que todos os elementos necessários sejam considerados com muito respeito ao lado humano envolvido no processo. Para isso, o modelo é elaborado abordando as disciplinas de gerenciamento de projetos e gerenciamento de mudanças, e utiliza em si modelos de maturidade. O modelo é construído a partir de uma lista de requisitos extraída do estado da arte, e complementadas por um estudo de caso. Ele apresenta-se em três grandes fases que se desdobram em atividades e tarefas. Depois de elaborado, o modelo é avaliado por um corpo de especialistas de diferentes empresas e universidades que validaram seu conteúdo. Objetiva-se que ele seja aplicável a empresas de diferentes portes e segmentos, estendendo-se o termo melhoria desde a implantação de uma metodologia formal de gerenciamento de projetos até ajustes em uma metodologia pré-estabelecida. Um dos pontos fortes do modelo proposto identificado através de avaliações de especialistas é que ele é oportuno, fácil de entender e dá ênfase adequada aos processos, pessoas e mudança que o gerenciamento de projetos representa numa organização. Dessa forma, o modelo apresentado funciona como um mapa fornecendo direção aos profissionais que buscam melhorar o gerenciamento de projetos em suas empresas. Ao mesmo tempo, gera e estrutura conhecimento acadêmico relacionado ao assunto, fortalecendo o elo entre gerenciamento de projetos e sua aplicação em ambientes práticos.This work aims to help professionals to improve project management process throughout an organization. It guides the actions needed in this trajectory, its execution sequence, organizational structures and clarifies impacts about roles and responsibilities of those involved in the process. This is done by building a reference model that emphasizes the change management that the improvement in project management represents to an organization, and takes care to ensure that all necessary elements are considered, respecting the human side involved in the process. To do this, the model is developed by addressing the disciplines of project management and change management, and uses itself maturity models. The model is constructed from a list of requirements from State of the art, and complemented by a case study. It is presented in three main phases that are broken down into activities and tasks. Once prepared, the model has been assessed by a body of experts from different companies and universities that validated its contend. Objective that it is applicable to companies of different sizes and segments, applying the term improvement since the deployment of a formal project management methodology until adjustments in a predetermined methodology. One of the strengths of the proposed model, identified through assessments of experts is that it is timely, easy to understand and give appropriate emphasis to the people, processes, and change management projects represents an organization. This way, the model works like a map providing direction to professionals looking to improve the management of projects into their businesses. At the same time, generates and structure academic knowledge related to the subject, strengthening the linkage between project management and its application to practical environments.Forcellini, Fernando AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaBonelli, Carolina Camila2012-10-24T08:57:28Z2012-10-24T08:57:28Z2012-10-24T08:57:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvi, 229 p.| il., grafs., tabs.application/pdf275264http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92445porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T07:19:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92445Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T07:19:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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