Inovação e propriedade intelectual em empresas que implementam estratégias de mercado baseadas em Marcas Verticais Nativas do Ambiente Digital (DNVBs): uma análise de caso da empresa Pantys

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Marcella
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247749
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2023.
id UFSC_383169f24bf65337cc482ea4e04b177e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/247749
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inovação e propriedade intelectual em empresas que implementam estratégias de mercado baseadas em Marcas Verticais Nativas do Ambiente Digital (DNVBs): uma análise de caso da empresa PantysPropriedade intelectualInovaçãoNomes comerciaisPropriedade intelectualBens incorpóreosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2023.Este trabalho trata de inovação e visa analisar o uso de direitos de propriedade intelectual por empresas brasileiras que estão implementando estratégias de mercado baseadas em Marcas Verticais Nativas do Ambiente Digital (DNVB) como fator de aumento da competitividade. Este novo modelo de negócio propõe o domínio total da experiência de mercado envolvendo a construção de uma marca aspiracional, nativamente digital e verticalizada da indústria direto ao consumidor final (DTC). Foi realizado um estudo de caso de uma empresa brasileira por meio da coleta de dados secundários e da sua história, além de detalhes do planejamento estratégico que vem sendo base para o crescimento da organização. Fez-se um levantamento dos Direitos de Propriedade Industrial (DPI) da referida empresa e concluiu-se que a empresa não tem sido diligente na gestão de seus ativos intangíveis. Embora os ativos de PI sejam valorados pela empresa, os mais importantes ativos intelectuais dela, como sua marca principal e seus dois depósitos de patentes, até a data do levantamento feito, ainda não estavam protegidos legalmente. A falta de cuidado inicial na escolha da parte nominativa da marca e na redação dos pedidos das patentes pode dificultar ou até mesmo diferir a obtenção de uma decisão favorável no Brasil.Abstract: This work deals with innovation and aims to analyze the use of intellectual property rights by Brazilian companies that are implementing market strategies based on vertical brands native to the digital environment (DNVB) as a factor to increase competitiveness. This new business model proposes the total domain of the market experience involving the construction of an aspirational brand, natively digital and verticalized from the industry direct to the final consumer (DTC). A case study of a Brazilian company was carried out through the collection of secondary data and its history, as well as details of the strategic planning that has been the basis for the organization's growth. A survey of the Industrial Property Rights (IPR) of the referred company was carried out and it was concluded that the company has not been diligent in the management of its assets. Although the IP assets are valued by the company, the company's most important intellectual assets, such as its main brand and its two patent deposits, are not yet legally protected. The lack of initial care in choosing the brand name and in the wording of patent deposits can make it difficult or even postpone obtaining a favorable decision in Brazil.Lima, Araken Alves deUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Marcella2023-06-28T18:27:56Z2023-06-28T18:27:56Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 p.| il., gráfs.application/pdf381925https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247749porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:27:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247749Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:27:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e propriedade intelectual em empresas que implementam estratégias de mercado baseadas em Marcas Verticais Nativas do Ambiente Digital (DNVBs): uma análise de caso da empresa Pantys
title Inovação e propriedade intelectual em empresas que implementam estratégias de mercado baseadas em Marcas Verticais Nativas do Ambiente Digital (DNVBs): uma análise de caso da empresa Pantys
spellingShingle Inovação e propriedade intelectual em empresas que implementam estratégias de mercado baseadas em Marcas Verticais Nativas do Ambiente Digital (DNVBs): uma análise de caso da empresa Pantys
Machado, Marcella
Propriedade intelectual
Inovação
Nomes comerciais
Propriedade intelectual
Bens incorpóreos
title_short Inovação e propriedade intelectual em empresas que implementam estratégias de mercado baseadas em Marcas Verticais Nativas do Ambiente Digital (DNVBs): uma análise de caso da empresa Pantys
title_full Inovação e propriedade intelectual em empresas que implementam estratégias de mercado baseadas em Marcas Verticais Nativas do Ambiente Digital (DNVBs): uma análise de caso da empresa Pantys
title_fullStr Inovação e propriedade intelectual em empresas que implementam estratégias de mercado baseadas em Marcas Verticais Nativas do Ambiente Digital (DNVBs): uma análise de caso da empresa Pantys
title_full_unstemmed Inovação e propriedade intelectual em empresas que implementam estratégias de mercado baseadas em Marcas Verticais Nativas do Ambiente Digital (DNVBs): uma análise de caso da empresa Pantys
title_sort Inovação e propriedade intelectual em empresas que implementam estratégias de mercado baseadas em Marcas Verticais Nativas do Ambiente Digital (DNVBs): uma análise de caso da empresa Pantys
author Machado, Marcella
author_facet Machado, Marcella
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Araken Alves de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Marcella
dc.subject.por.fl_str_mv Propriedade intelectual
Inovação
Nomes comerciais
Propriedade intelectual
Bens incorpóreos
topic Propriedade intelectual
Inovação
Nomes comerciais
Propriedade intelectual
Bens incorpóreos
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-28T18:27:56Z
2023-06-28T18:27:56Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 381925
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247749
identifier_str_mv 381925
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652311690477568