Educação bilíngue de surdos: o uso da escrita de sinais SignWriting na aprendizagem do português como segunda língua
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227006 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021. |
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Educação bilíngue de surdos: o uso da escrita de sinais SignWriting na aprendizagem do português como segunda línguaLinguísticaEducação bilíngüeSurdosLinguagem e línguasLíngua brasileira de sinaisELiS (Escrita da Língua de Sinais)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021.A Libras (Língua de Sinais Brasileira) é a língua natural de muitos surdos brasileiros e o português é considerado a segunda língua (L2) desses sujeitos, na modalidade escrita, uma vez que vivem em um país em que a maioria de seus habitantes são ouvintes tendo o português como língua oficial. A Libras, por sua vez, também possui uma escrita e um dos sistemas de escrita com maior evidência é o SignWriting. O presente trabalho dá continuidade à pesquisa realizada em uma escola de surdos, em que os resultados sugeriram mais investigações que possam contribuir para a escrita de língua de sinais na educação de surdos (BÓZOLI, 2015). O objetivo geral foi investigar as contribuições da escrita de sinais (SignWriting) na aprendizagem de segunda língua (L2) por alunos surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental na escola de surdos em Maringá (PR). Os objetivos específicos foram analisar a leitura e escrita de palavras (léxico) das crianças surdas em atividades de português escrito (L2) com a aplicação do SignWriting, comparar o desempenho das crianças surdas em atividades de português sem e com o suporte do SignWriting, bem como identificar como as práticas pedagógicas através do SignWriting podem potencializar a aprendizagem do português escrito (L2) pelas crianças surdas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Teve como instrumentos de coleta o diário de campo, as filmagens e os materiais didáticos de leitura e escrita. Levando em consideração o português escrito como L2 desses participantes, o referencial teórico baseia-se nos princípios de Ensino Comunicativo de Línguas ? ECL (ALMEIDA FILHO, 2005; BROWN, 2000; RICHARDS & ROGERS, 2001; LITTLEWOOD, 1981; RIDD, 2000), nos estudos de segunda língua para surdos (QUADROS, 2000; BROCHADO, 2003; PEIXOTO, 2006; FERNANDES, 2006), na Teoria da Interdependência Linguística (CUMMINS, 1981) e nos estudos de escrita de sinais pelo sistema SignWriting (STUMPF, 2005; WANDERLEY, 2012; BARRETO & BARRETO, 2015). A partir deste embasamento teórico, a análise de dados mostrou que, por intermédio das atividades desenvolvidas em sala de aula, os participantes sinalizantes de Libras tiveram desenvolvimento motivacional em aprender o português escrito (L2) com o uso do SignWriting, além da constatação da importância do letramento visual nas práticas pedagógicas. Os resultados sugeriram que as dificuldades de aquisição da L2 pelos sujeitos surdos podem ser amenizadas na obtenção do conhecimento simultâneo da Libras e da escrita de sinais nos estágios iniciais de alfabetização, contribuindo para a consolidação de uma proposta didático-pedagógica para a educação bilíngue de surdos, além de colaborar para a expansão dos estudos voltados para essa área.Abstract: Libras (Brazilian Sign Language) is the natural language of many Brazilian deaf people and Portuguese is considered the second language (L2) of these people, in written form, since they live in a country where most of its inhabitants are hearing having Portuguese as the official language. Libras, in turn, also has a writing and one of the most evident writing systems is SignWriting. The present work continues the research carried out in a school for the deaf, in which the results suggested further investigations that could contribute to the writing of sign language in deaf education (BÓZOLI, 2015). The general objective was to investigate the contributions of SignWriting in the learning of a second language (L2) by deaf students in the early years of elementary school at a school for the deaf in Maringá (PR). The specific objectives were to analyze the reading and writing of words (lexicon) of deaf children in written Portuguese activities (L2) with the application of SignWriting, compare the performance of deaf children in Portuguese activities with and without the support of SignWriting, as well, how to identify how pedagogical practices through SignWriting can enhance the learning of written Portuguese (L2) by deaf children. This is a qualitative research, whose methodology used was action research. The field diary, filming and teaching materials for reading and writing were used as collection instruments. Taking into account the written Portuguese as L2 of these participants, the theoretical framework is based on the principles of Communicative Language Teaching ? CLT (ALMEIDA FILHO, 2005; BROWN, 2000; RICHARDS & ROGERS, 2001; LITTLEWOOD, 1981; RIDD, 2000), in second language studies for the deaf (QUADROS, 2000; BROCHADO, 2003; PEIXOTO, 2006; FERNANDES, 2006), in the Theory of Linguistic Interdependence (CUMMINS, 1981) and in studies of writing signs by the SignWriting system (STUMPF, 2005; WANDERLEY, 2012; BARRETO & BARRETO, 2015). Based on this theoretical foundation, data analysis showed that, through the activities developed in the classroom, participants who signed Libras had motivational development in learning written Portuguese (L2) using SignWriting, in addition to the realization of the importance of visual literacy in pedagogical practices. The results suggested that the difficulties in acquiring L2 by deaf subjects can be alleviated by obtaining simultaneous knowledge of Libras and writing signs in the early stages of literacy, contributing to the consolidation of a didactic-pedagogical proposal for the bilingual education of the deaf, in addition to collaborating with the expansion of studies focused on this area.Stumpf, Marianne RossiUniversidade Federal de Santa CatarinaBózoli, Daniele Miki Fujikawa2021-08-23T14:06:14Z2021-08-23T14:06:14Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis213 p.| il., tabs.application/pdf372315https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227006porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:06:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227006Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:06:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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