As crianças e os conteúdos para adultos na televisão: recepção, mediação e brincadeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179916 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
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As crianças e os conteúdos para adultos na televisão: recepção, mediação e brincadeiraEducaçãoTelevisao e criancasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.Este trabalho tem como foco as relações que as crianças estabelecem com os conteúdos para adultos - aqueles não destinados especificamente a elas - a partir do que assistem na televisão. Buscamos compreender como elas recebem tais produções, identificando elementos capazes de contribuir para as mediações pedagógicas e para a qualificação do cotidiano cultural e do imaginário das crianças. A dissertação tem como principais referenciais teórico-metodológicos os trabalhos de autores que refletem sobre a pesquisa com crianças, como Buckingham (2007), Martins Filho e Barbosa (2010); e Pereira (2010, 2015), além de trabalhos sobre recepção infantil de televisão, entre eles os de Hodge e Tripp (1986), Fischer (2001), Duarte (2008) e os do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (CED/UFSC), como Girardello e Orofino (2002), Fantin (2009), Munarim (2007), Bieging (2011) e Soler (2015). Em sua dimensão empírica, a pesquisa envolveu brincadeiras, diálogos e demais interações com uma turma de uma instituição pública de Educação Infantil, em uma comunidade situada na periferia de Florianópolis. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, que incluiu um estudo de caso junto ao grupo de 25 crianças do G6, com idades de 5 a 6 anos. Conforme evidenciado na pesquisa, observou-se que elas assistem diariamente tanto a programas infantis como a programas endereçados ao público adulto e considerados inadequados para sua idade pelos critérios da Classificação Indicativa brasileira. Faz parte desse cenário o fato de que atualmente a programação televisiva nas emissoras abertas no Brasil oferece alternativas cada vez mais raras de programas especificamente destinados às crianças, o que exige uma atenção urgente da sociedade, para que possam ser garantidos os direitos da criança a proteção, provisão e participação em sua relação com as mídias, bem como às mediações educativas a essa recepção.<br>Abstract : This dissertation focuses on the connection children establish with adult content - those contents which are not specifically intended for them - based on what they watch on television. Our proposal was to understand how they receive such productions, identifying elements capable of contributing to pedagogical mediations and to the qualification of children's cultural everyday life and their imagination. The main theoretical and methodological references are the works of writers who reflect on research with children, such as Buckingham (2007), Martins Filho and Barbosa (2010); and Pereira (2010, 2015), as well as works on children's television reception, such as Hodge and Tripp (1986), Fischer (2001), Duarte (2008) and those from the Center for Childhood, Communication, Culture and Art (CED / UFSC) such as Girardello and Orofino (2002), Fantin (2009), Munarim (2007), Bieging (2011) and Soler (2015). In its empirical dimension, the research involved games, dialogues and other interactions with a group of a public institution of Early Childhood Education, in a community located in the periphery of Florianópolis. The work is characterized as a qualitative research, which included a case study with a group of 25 G6 children, ages 5 to 6. As evidenced by the research, it was observed that they watch, daily, both children's programs and some adult content which is considered inadequate for their age by the Brazilian Indicative Classification criteria. Part of this scenario is the fact that, currently, FTA television programming on Brazilian broadcasters offers increasingly rare alternatives to programs specifically aimed at children, which requires urgent attention from society, so that the children?s rights to provision and participation in their relation with the media, as well as that alternatives to educational mediations to this reception can be assured.Girardello, GilkaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Thais Ehrhardt de2017-10-03T04:21:22Z2017-10-03T04:21:22Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis200 p.| il.application/pdf348834https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179916porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-03T04:21:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179916Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-10-03T04:21:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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