Estratégias para uma Plataforma de Big Data para Gestão em Varejo sob a Ótica do Design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cancelier, Clara de Toledo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202462
Resumo: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
id UFSC_3877dc0a87c504f2e0796387826af0dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202462
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estratégias para uma Plataforma de Big Data para Gestão em Varejo sob a Ótica do Designomnichannelvarejobig datacanaisPCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.A jornada do consumidor está mudando há algum tempo. Os consumidores não estão apenas fazendo transações em diferentes canais, transferindo mais de seus gastos de lojas físicas para sites de comércio eletrônico; eles também se envolvem em vários canais, muitas vezes simultaneamente, em vez de sequencialmente. Portanto, é essencial que os varejistas omnichannel tenham uma compreensão detalhada da interação entre os pontos de contato on-line e off-line e entre as redes próprias e de parceiros. Os dados agregados podem esclarecer não apenas a quantidade, mas também a qualidade do tráfego do cliente. Essas informações permitem que os varejistas obtenham uma visão detalhada de como as pessoas se movimentam e interagem dentro de um mercado, bem como de como elas se comportam nos diversos canais. Foi usado como case para este projeto o Grupo Nomura, uma empresa do ramo varejista multi franchising, que por ter uma rede tão extensa de lojas, possui um volume de informações recolhidas igualmente alta, tendo sempre que analisar diversos fatores para tomar uma decisão considerada assertiva. O resultado de um extenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento foi a criação da estratégia de uma plataforma que integre o Big Data recolhido em pontos de venda do mercado de varejo e compile todas as informações em um único local, ajudando a criar um plano conciso de omnichannel para redes varejistas, otimizando tempo de reação e melhorando a experiência dos clientes dentro e fora das lojas.The consumer journey has been changing for some time. Consumers are not just transacting across different channels, shifting more of their spending from physical stores to e-commerce sites; they also engage in multiple channels, often simultaneously rather than sequentially. Therefore, it is essential that omnichannel retailers have a detailed understanding of the interaction between online and offline touchpoints and between their own and partner networks. Aggregated data can clarify not only the quantity but also the quality of customer traffic. This information enables retailers to gain a detailed view of how people move and interact within a market, as well as how they behave across channels. As a case in point for this project, the Nomura Group, a multi-franchising retail company, which has such an extensive network of stores, has an equally high volume of information gathered and has to analyze various factors to make an assertive decision. The result of an extensive research and development work has been to strategize a platform that integrates big data from retail outlets and compiles all the information in one place, helping to create a concise omnichannel plan for retailers networks, optimizing reaction time and improving customer experience in and out of stores.Florianópolis, SCStein, MônicaUniversidade Federal de Santa CatarinaCancelier, Clara de Toledo2019-12-08T03:12:39Z2019-12-08T03:12:39Z2019-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202462info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-08T03:12:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202462Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-08T03:12:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para uma Plataforma de Big Data para Gestão em Varejo sob a Ótica do Design
title Estratégias para uma Plataforma de Big Data para Gestão em Varejo sob a Ótica do Design
spellingShingle Estratégias para uma Plataforma de Big Data para Gestão em Varejo sob a Ótica do Design
Cancelier, Clara de Toledo
omnichannel
varejo
big data
canais
title_short Estratégias para uma Plataforma de Big Data para Gestão em Varejo sob a Ótica do Design
title_full Estratégias para uma Plataforma de Big Data para Gestão em Varejo sob a Ótica do Design
title_fullStr Estratégias para uma Plataforma de Big Data para Gestão em Varejo sob a Ótica do Design
title_full_unstemmed Estratégias para uma Plataforma de Big Data para Gestão em Varejo sob a Ótica do Design
title_sort Estratégias para uma Plataforma de Big Data para Gestão em Varejo sob a Ótica do Design
author Cancelier, Clara de Toledo
author_facet Cancelier, Clara de Toledo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stein, Mônica
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cancelier, Clara de Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv omnichannel
varejo
big data
canais
topic omnichannel
varejo
big data
canais
description PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-08T03:12:39Z
2019-12-08T03:12:39Z
2019-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202462
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651972029448192