O desenvolvimento de um protótipo de sistema especialista baseado em técnicas de RPG para o ensino de matemática
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78717 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaZuchi, IvaneteGonçalves, Mirian BussPaladini, Cleide Regina Lentz2012-10-17T18:15:17Z2012-10-17T18:15:17Z20002000170113http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78717Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Atualmente as novas tecnologias vem desempenhando um papel de grande importância para a sociedade, surgindo possibilidades da aplicabilidade das mesmas em diversas áreas, em particular na educação. Em geral, os alunos mostram-se bastante motivados a estudar um conteúdo quando o mesmo é ensinado com o auxílio do computador, as aulas podem tornar-se atrativas e promover o aprendizado. A Inteligência Artificial pode contribuir de maneira significativa no desenvolvimento de ferramentas que viabilizam este processo, como, por exemplo, o ramo dos sistemas especialistas, que são programas computacionais destinados a solucionar problemas em campos específicos do conhecimento. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo computacional baseado em técnicas de Sistemas Especialistas e de RPG (Role Playing Games), que dentro da filosofia de um jogo, permite ao usuário, ao exercitar sua fantasia, testar seus conhecimentos matemáticos. Este modelo tem como objetivo, através de um ambiente lúdico, desenvolver o raciocínio dos alunos através da resolução de problemas matemáticos em nível de ensino fundamental, que surgem no decorrer da aventura. Estes problemas estão classificados em três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil. O modelo foi projetado para ser capaz de identificar em que classe de problemas o usuário teve maior dificuldade e, em situações específicas, pode lançar mão de dispositivos que oferecem explicações sobre como e o porquê que uma determinada conclusão foi atingida. Foram realizadas duas experimentações do modelo. A primeira, com uma turma de primeira série do ensino médio e a segunda com um grupo de professores de Matemática. O modelo foi implementado usando a shell KAPPA, que é uma ferramenta adequada para o desenvolvimento de Sistemas Especialistas.xi, 122f.| il. +porFlorianópolis, SCEnsino de primeiro grauMatematicaEstudo e ensinoSistemas especialistas (Computação)Engenharia de produçãoO desenvolvimento de um protótipo de sistema especialista baseado em técnicas de RPG para o ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL170113.pdfapplication/pdf1695543https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/78717/1/170113.pdfc8e02749badac0ff762116810149262aMD51TEXT170113.pdf.txt170113.pdf.txtExtracted Texttext/plain235262https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/78717/2/170113.pdf.txt71a8530fd336a37a65f89996bcd6c440MD52THUMBNAIL170113.pdf.jpg170113.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/78717/3/170113.pdf.jpg14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33aMD53123456789/787172013-04-30 17:28:18.433oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78717Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T20:28:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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