Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91386 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_389da99d9790967aa837a41d982d9b16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91386 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidadeEngenharia de produçãoEnsino de primeiro grauFlorianopolis (SC)Educação ambientalProjeto pedagógicoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho procura ser uma contribuição para as discussões das práticas e do contexto da Educação Ambiental nas escolas municipais de Florianópolis. A pesquisa nas escolas foi desenvolvida em dois momentos. Primeiramente foram observadas e analisadas a situação real das práticas escolares e as suas representações sociais. Em seguida, foi analisado o processo da implementação do Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade a partir de 2004. Assim, esse trabalho propõem um modelo de projeto pedagógico para as escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Florianópolis voltado para a sustentabilidade. Para alcançar este objetivo, foi elaborado um instrumento de coleta de dados analisando a aplicação e o desenvolvimento das práticas da Educação Ambiental na Rede Municipal de Educação de Florianópolis a partir de 2002. Com isso, buscou-se identificar, num primeiro momento, a percepção dos conceitos e significados da Educação Ambiental para os educadores e educandos do Ensino Fundamental da mesma rede educacional. No segundo momento, analisaram-se as mudanças que estas práticas tiveram após a implementação do Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade através do desenvolvimento dos projetos Com-Vida, Agenda 21 Escolar, Água nossa de cada dia e o Eco-Festival. Conforme os resultados obtidos, a Educação Ambiental de Florianópolis, antes da implementação da EA para a sustentabilidade, era realizada, na maioria das vezes, através de modelos repetitivos e de experiências sem significados, descolados tanto da realidade escolar quanto das demais atividades escolares. E, durante o desenvolvimento do projeto já era possível observar o envolvimento dos alunos e professores às comunidades escolares no entendimento dos problemas socioambientais e nas discussões para resolvê-los ou minimizá-los. O processo da Educação Ambiental do Município de Florianópolis passa a ser considerado um processo que desperta a preocupação coletiva e individual das questões sócio-ambientais, colaborando para o desenvolvimento sobre as consciência crítica, dando suporte para o enfrentamento dos mesmos.Florianópolis, SCSilva Filho, Jose Luiz Fonseca daUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Fátima Regina da Silva2012-10-23T22:19:04Z2012-10-23T22:19:04Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis134 f.| il., tabs., grafs.application/pdf252772http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91386porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T01:21:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91386Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T01:21:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidade |
title |
Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidade |
spellingShingle |
Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidade Pereira, Fátima Regina da Silva Engenharia de produção Ensino de primeiro grau Florianopolis (SC) Educação ambiental Projeto pedagógico |
title_short |
Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidade |
title_full |
Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidade |
title_fullStr |
Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidade |
title_sort |
Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidade |
author |
Pereira, Fátima Regina da Silva |
author_facet |
Pereira, Fátima Regina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva Filho, Jose Luiz Fonseca da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fátima Regina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino de primeiro grau Florianopolis (SC) Educação ambiental Projeto pedagógico |
topic |
Engenharia de produção Ensino de primeiro grau Florianopolis (SC) Educação ambiental Projeto pedagógico |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2012-10-23T22:19:04Z 2012-10-23T22:19:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
252772 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91386 |
identifier_str_mv |
252772 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
134 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652263789428736 |