Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paraboa, Clara Rosana Chagas
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81716
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_5eb3ff570e0184954d8f4fb862a16f57
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81716
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SCEducaçãoEnsino de primeiro grauCurriculosFlorianopolis (SC)Geografia (Primeiro grau)Estudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO ponto de partida desta dissertação foi investigar se e como os professores de 1a a 4a série do Ensino Fundamental da rede pública e particular de ensino, relacionam Espaço e Tempo no Ensino de Geografia baseado no relato de algumas atividades desenvolvidas envolvendo temas locais e práticas pedagógicas diferenciadas do modo tradicional de ensino de conhecimentos. O lugar, particularmente nas séries iniciais, tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem de questões significativas da atualidade. Assim, este estudo consiste numa reflexão acerca de metodologias e materiais didáticos utilizados pelas educadoras na abordagem de temas locais. As concepções contemporâneas sobre o lugar são significativas ao considerarem a realidade num sentido local e global, sempre em movimento, na vivência do presente, passado e futuro, o que permite um exercício de análise das relações Espaço-temporais estabelecidas no Espaço geográfico no decorrer da história humana. Quanto a natureza da abordagem e interpretação do objeto de estudo, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, que teve seu começo marcado a partir de entrevistas semi-abertas que sinalizaram alguns aspectos envolvidos na abordagem de temas locais. Os conteúdos-chave foram submetidos a análise crítica a partir da abordagem no contexto local e global, isto é, nas suas relações com outros lugares e também através de categorias ligadas à aspectos históricos, ou seja, às transformações e às previsões futuras. A utilização de materiais didáticos alternativos ao livro didático, tiveram algumas questões aprofundadas em relação a sua adequação a abordagem dos conteúdos. Após análise das entrevistas realizadas com 14 professoras atuantes na rede de ensino pública e privada no Município de Florianópolis, foi possível traçar um perfil acerca das concepções sobre Espaço e Tempo, à luz das representações e idéias modernas e contemporâneas acerca destes conceitos.Florianópolis, SCMoraes, Edmundo Carlos deDelizoicov, DemetrioUniversidade Federal de Santa CatarinaParaboa, Clara Rosana Chagas2012-10-19T07:07:23Z2012-10-19T07:07:23Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181179http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81716porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:44:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81716Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:44:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC
title Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC
spellingShingle Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC
Paraboa, Clara Rosana Chagas
Educação
Ensino de primeiro grau
Curriculos
Florianopolis (SC)
Geografia (Primeiro grau)
Estudo e ensino
title_short Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC
title_full Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC
title_fullStr Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC
title_full_unstemmed Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC
title_sort Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC
author Paraboa, Clara Rosana Chagas
author_facet Paraboa, Clara Rosana Chagas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Edmundo Carlos de
Delizoicov, Demetrio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Paraboa, Clara Rosana Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de primeiro grau
Curriculos
Florianopolis (SC)
Geografia (Primeiro grau)
Estudo e ensino
topic Educação
Ensino de primeiro grau
Curriculos
Florianopolis (SC)
Geografia (Primeiro grau)
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T07:07:23Z
2012-10-19T07:07:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 181179
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81716
identifier_str_mv 181179
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651945567584256