Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81716 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
id |
UFSC_5eb3ff570e0184954d8f4fb862a16f57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81716 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SCEducaçãoEnsino de primeiro grauCurriculosFlorianopolis (SC)Geografia (Primeiro grau)Estudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO ponto de partida desta dissertação foi investigar se e como os professores de 1a a 4a série do Ensino Fundamental da rede pública e particular de ensino, relacionam Espaço e Tempo no Ensino de Geografia baseado no relato de algumas atividades desenvolvidas envolvendo temas locais e práticas pedagógicas diferenciadas do modo tradicional de ensino de conhecimentos. O lugar, particularmente nas séries iniciais, tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem de questões significativas da atualidade. Assim, este estudo consiste numa reflexão acerca de metodologias e materiais didáticos utilizados pelas educadoras na abordagem de temas locais. As concepções contemporâneas sobre o lugar são significativas ao considerarem a realidade num sentido local e global, sempre em movimento, na vivência do presente, passado e futuro, o que permite um exercício de análise das relações Espaço-temporais estabelecidas no Espaço geográfico no decorrer da história humana. Quanto a natureza da abordagem e interpretação do objeto de estudo, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, que teve seu começo marcado a partir de entrevistas semi-abertas que sinalizaram alguns aspectos envolvidos na abordagem de temas locais. Os conteúdos-chave foram submetidos a análise crítica a partir da abordagem no contexto local e global, isto é, nas suas relações com outros lugares e também através de categorias ligadas à aspectos históricos, ou seja, às transformações e às previsões futuras. A utilização de materiais didáticos alternativos ao livro didático, tiveram algumas questões aprofundadas em relação a sua adequação a abordagem dos conteúdos. Após análise das entrevistas realizadas com 14 professoras atuantes na rede de ensino pública e privada no Município de Florianópolis, foi possível traçar um perfil acerca das concepções sobre Espaço e Tempo, à luz das representações e idéias modernas e contemporâneas acerca destes conceitos.Florianópolis, SCMoraes, Edmundo Carlos deDelizoicov, DemetrioUniversidade Federal de Santa CatarinaParaboa, Clara Rosana Chagas2012-10-19T07:07:23Z2012-10-19T07:07:23Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181179http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81716porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:44:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81716Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:44:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC |
title |
Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC |
spellingShingle |
Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC Paraboa, Clara Rosana Chagas Educação Ensino de primeiro grau Curriculos Florianopolis (SC) Geografia (Primeiro grau) Estudo e ensino |
title_short |
Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC |
title_full |
Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC |
title_fullStr |
Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC |
title_full_unstemmed |
Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC |
title_sort |
Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC |
author |
Paraboa, Clara Rosana Chagas |
author_facet |
Paraboa, Clara Rosana Chagas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Edmundo Carlos de Delizoicov, Demetrio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paraboa, Clara Rosana Chagas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de primeiro grau Curriculos Florianopolis (SC) Geografia (Primeiro grau) Estudo e ensino |
topic |
Educação Ensino de primeiro grau Curriculos Florianopolis (SC) Geografia (Primeiro grau) Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T07:07:23Z 2012-10-19T07:07:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
181179 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81716 |
identifier_str_mv |
181179 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651945567584256 |