Análise iterativa de aceleração livre em rampa e desaceleração livre em estrada plana (coast-down) para avaliação de parâmetros dinâmicos longitudinais de veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chierighini, Thiago
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181921
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
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spelling Análise iterativa de aceleração livre em rampa e desaceleração livre em estrada plana (coast-down) para avaliação de parâmetros dinâmicos longitudinais de veículosCoast-down. Coeficiente de resistência ao rolamento. Coeficiente de arrasto aerodinâmico. Inércias rotacionais. Veículos Elétricos.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.Com intuito de caracterizar dinamicamente um veículo elétrico de baixo peso quanto às inércias rotacionais, ao coeficiente de atrito de rolamento dos pneus e ao coeficiente de arrasto aerodinâmico, que são parâmetros importantes tanto para conhecer a dinâmica do veículo quanto para auxiliar no dimensionamento correto do seu Powertrain, foi desenvolvido um grupo de ensaios baseados nas curvas de velocidade em função do tempo em duas condições: desaceleração livre no plano (coast-down) e aceleração livre em rampa. Como se objetiva conhecer também as inércias rotacionais e não apenas obter a curva de forças resistivas e estimá-las a uma porcentagem da massa real do veículo, como proposto na norma ABNT NBR 10312:2014, foi feita uma análise iterativa da sobreposição dos dados dos dois ensaios. As metodologias podem ser validadas pela realização dos testes com veículos de passeio, cujos parâmetros são conhecidos pelos fabricantes ou bem estimados pela literatura, além de simulações que auxiliam na confiabilidade do resultado. Buscou-se manter as mesmas características entre os testes a fim de anular variações entre ensaios realizados para confrontar os resultados. Para a análise com o veículo de passeio, foram obtidos resultados com erro máximo de 7,84% em relação aos valores de referência.Cancino, Leonel RinconUniversidade Federal de Santa CatarinaChierighini, Thiago2017-12-08T19:06:17Z2017-12-08T19:06:17Z2017-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.61application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181921porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-09T20:34:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-09T20:34:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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