Pequenos colégios, grandes empresas: a reprodução da ordem social na ótica das escolas-empresas
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179408 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História. |
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Pequenos colégios, grandes empresas: a reprodução da ordem social na ótica das escolas-empresaspré-vestibularensino franqueadoeducaçãomercadoriareprodução socialTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História.O objetivo principal deste trabalho busca compreender de que maneira a educação formal privada tem contribuído para a reprodução da ordem social não democrática no Brasil contemporâneo. Optou-se metodologicamente por estudar o problema a partir da análise do fenômeno aqui concebido enquanto escola-empresa, o qual se caracteriza pela comercialização de “promessas” por vagas no ensino superior público. A tendência originada pelos cursos pré-vestibulares, hoje, tem alcance internacionalizado, visto que permuta pela bolsa de valores. O fenômeno posto em observação diz respeito aos cursos e colégios preparatórios do tipo franqueados atuantes no Estado de Santa Catarina. Estes – de caráter competitivo e fortemente assimilado por um teor administrativo empresarial – têm assumido o tratamento nítido da educação como um lucrativo empreendimento – tanto na projeção de suas respectivas propagandas, bem como na formulação da sua cultura escolar. Busca-se responder por quais meios de autoreprodução das escolas empresas tem corroborado para o cerceamento do acesso à educação de qualidade. Intentando ao objetivo de compreender as complexidades das escolas-empresas na formação tanto de sujeitos como no discernimento coletivo a respeito de educação, atribuídos ao conjunto da análise, tornam-se debates transversais: o recente projeto de democratização da escolaridade no Brasil, o cerceamento da expansão do direto à educação pública pelo do mercado empreendedor nacional e internacional, o mito histórico de qualidade das escolas privadas, e os respectivos efeitos ideológicos reproduzidos pelos sistemas mercadológicos de ensino. Na tentativa de melhor apreender os reflexos ideológicos empresariais na composição do currículo e das práticas escolares utiliza-se como ferramenta o conceito de cultura escolar de Forquin (1993) para fenômeno das escolas-empresas, em diálogo com o estudo de Aguiar (2013) a respeito do processo de empresariamento escolar do sujeito.Florianópolis, SCPaim, Elison AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaSantana, Giovanna2017-09-13T21:40:53Z2017-09-13T21:40:53Z2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis79 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179408porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-13T21:40:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179408Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-13T21:40:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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