Práticas de liderança na escola pública: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Günther, Helen Fischer
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180887
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
id UFSC_3901f71de8465b7c571a0e3c6b4e26c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180887
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Práticas de liderança na escola pública: um estudo comparativoEngenharia e gestão do conhecimentoLiderançaLiderança educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.As escolas e o trabalho pedagógico são de relevância social inestimável e a liderança é um dos fatores que contribuem para a melhoria da qualidade de um centro de ensino. Pelas peculiaridades das escolares públicas brasileiras, a abordagem da liderança como prática se mostra um caminho viável, promissor e alinhado ao enfrentamento dessa realidade. Com esta tese busquei compreender o processo de liderança em duas escolas públicas de ensino fundamental, sob a perspectiva da liderança como prática, no município de Florianópolis (SC). Para tanto, utilizou-se o método da pesquisa qualitativa, mediante anotações de campo e entrevistas dos colaboradores que compunham a equipe de gestão de cada escola: nove pessoas em uma escola e cinco pessoas na outra. Sobre as transcrições e anotações de campo foi aplicada a análise temática, a partir da qual foram identificadas 12 práticas de liderança: ?conjuntação?, criação e fortalecimento de vínculos, facilitação e suporte, ?formativação?, gestão de conflitos, gestão de urgências, orientação, planejamento, gestão partilhada, acompanhamento, educação por projetos e readaptação. As práticas que mais contribuem para a dinâmica do processo de liderança e demonstram mais consistência são: criação e fortalecimento de vínculos; readaptação; ?conjuntação?; gestão compartilhada; e orientação. As descrições das práticas de liderança foram feitas com base em seus principais elementos: pessoas, ação, modo, motivos e contexto. Percebi livre inter-relação entre esses elementos e a massiva influência do contexto não institucional sobre essas práticas. Concluí que o trabalho de liderança é em grande parte emergente e baseado na experiência, pela influência e imprevisibilidade que o contexto exerce sobre a prática. O diálogo, a conversa, o acompanhamento, a união, a aproximação, o vínculo e o senso de missão compõem a maneira pela qual a liderança escolar é efetivada.Abstract : The schools and their pedagogical work has inestimable social relevance. Leadership is one of the factors that contribute to improving the quality of an educational institution. Due to the peculiarities of Brazilian public schools, the leadership as practice approach shows a viable, promising and aligned path to face this reality. In this research I sought to understand the leadership process in two public elementary schools, from the perspective of leadership as practice, in the city of Florianópolis (SC/Brazil). For this purpose, the method of qualitative research was used, using field notes and interviews with the employees that comprised the management team of each school: nine people in one school and five people in the other. The thematic analysis was applied on transcripts and field annotations, from which 12 leadership practices were identified: joint action efforts, creation and strengthening of bonds, facilitation and support, formative actions, conflict management, emergency management, guidance, planning, shared management, monitoring, education through projects and readaptation. The practices that most contribute to the dynamics of the leadership process and demonstrate more consistency are: creating and strengthening bonds; readaptation; joint action; shared management; and guidance. Descriptions of leadership practices were made based on their main elements: people, action, mode, motives, and context. I was able to perceive the free interrelationship between these elements and the massive influence of the non-institutional context on these practices. I conclude that leadership work is largely emergent and based on experience, due to the influence and unpredictability that the context exerts on practice. The dialogue, the conversation, monitoring, the union, the approach, the bond and the sense of mission make up the manner in which the school leadership is effective.Cunha, Cristiano José Castro de AlmeidaNakayama, Marina KeikoUniversidade Federal de Santa CatarinaGünther, Helen Fischer2017-11-14T03:20:09Z2017-11-14T03:20:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis244 p.| il.application/pdf348486https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180887porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-14T03:20:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180887Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-14T03:20:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de liderança na escola pública: um estudo comparativo
title Práticas de liderança na escola pública: um estudo comparativo
spellingShingle Práticas de liderança na escola pública: um estudo comparativo
Günther, Helen Fischer
Engenharia e gestão do conhecimento
Liderança
Liderança educacional
title_short Práticas de liderança na escola pública: um estudo comparativo
title_full Práticas de liderança na escola pública: um estudo comparativo
title_fullStr Práticas de liderança na escola pública: um estudo comparativo
title_full_unstemmed Práticas de liderança na escola pública: um estudo comparativo
title_sort Práticas de liderança na escola pública: um estudo comparativo
author Günther, Helen Fischer
author_facet Günther, Helen Fischer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
Nakayama, Marina Keiko
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Günther, Helen Fischer
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Liderança
Liderança educacional
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Liderança
Liderança educacional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-14T03:20:09Z
2017-11-14T03:20:09Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 348486
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180887
identifier_str_mv 348486
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 244 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652273995218944