Liderança-como-prática em um Cartório Eleitoral do Estado de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoncini, Isabella
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241153
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
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spelling Liderança-como-prática em um Cartório Eleitoral do Estado de Santa CatarinaEngenharia e gestão do conhecimentoLiderançaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.Este estudo de caso teve como objetivo compreender as práticas de liderança sob a perspectiva da Liderança-como-prática (L-A-P), em um cartório da Justiça Eleitoral do Estado de Santa Catarina. Para tanto, foram utilizados o método qualitativo, a análise documental e entrevistas estruturadas com integrantes desse cartório. Como aporte teórico, foi realizada uma revisão integrativa sobre L-A-P e nenhum estudo no contexto dos cartórios eleitorais foi localizado. A análise temática dos dados coletados nas entrevistas foi realizada à luz da Teoria da Prática Social (Schatzki) e da ontologia DAC ? direção, alinhamento e comprometimento ?, em que se identificou seis práticas de liderança: diálogo com os membros da equipe, gestão de conflitos, gestão compartilhada, ação colaborativa, promover o engajamento com o trabalho e inovação. A prática que apresentou maior densidade no processo de liderança foi promover o engajamento com o trabalho. Na análise das estruturas de governança das práticas de liderança destacaram-se os entendimentos de saber se comunicar e saber manter o bom relacionamento interpessoal; as regras referentes aos valores do planejamento estratégico do TRESC, especialmente respeito, comprometimento, integração e flexibilidade; e as estruturas teleoafetivas de manter a harmonia no ambiente de trabalho e fortalecer a coesão do grupo, envolvendo os sentimentos de gratidão, união, confiança, senso de pertencimento, respeito e orgulho de pertencer. Constatou-se que a forma de atuação do fenômeno social é participativa, colaborativa, negociada e, na duração, há previsibilidade, transitoriedade e mutabilidade. Conclui-se que a) a liderança no cartório em estudo ocorre nas práticas do dia a dia, por meio de processos dinâmicos que envolvem a interação social do grupo, e exige que a equipe lide com imprevistos, situações emergentes e inesperadas, especialmente em anos eleitorais; b) os processos de liderança são compartilhados, com tendências colaborativas; c) há uma relação recursiva entre o contexto do cartório eleitoral e as práticas de liderança; d) existe constante interação entre as práticas de liderança no Cartório A, e umas interferindo nas outras, formando uma malha de práticas com base em uma ou mais atividades, em sistemas onde a ordem está sendo constantemente quebrada e reconstruída; e) um micro conjunto de práticas, formado por mais de uma prática, mas não da sua totalidade, afeta as demais, podendo estabelecer a ?ordem? e/ou a ?desordem? social; f) a liderança no cartório eleitoral estudado é um processo coletivo, que emerge na execução de um conjunto de práticas interconectadas, voltadas à definição do DAC no grupo, alinhando a perspectiva da liderança-como-prática.Abstract: This case study aimed to understand the leadership practices under the Leadership-as-Practice (L-A-P) perspective, in an Electoral Justice registry office of the State of Santa Catarina, Brazil. To accomplish it, the qualitative method, document analysis, and structured interviews with members of that registry office were used. As a theoretical contribution, an integrative review on L-A-P was carried out and no study in the context of electoral registry offices was found. The thematic analysis of the data collected in the interviews was carried out in the light of Schatzki's Social Practice Theory and the DAC Ontology (direction, alignment, and commitment), in which six leadership practices were identified: dialogue with team members, management of conflicts, shared management, collaborative action, promoting engagement with work, and innovation. The practice that presented the highest density in the leadership process was promoting engagement with work. In the analysis of the governance structures of the leadership practices, the following stood out: the understanding of knowing how to communicate and knowing how to maintain good interpersonal relationships; the rules regarding the strategic planning values of the Regional Electoral Court of Santa Catarina, especially respect, commitment, integration and flexibility; and teleoaffective structures to maintain harmony in the work environment and strengthen group cohesion, involving feelings of gratitude, unity, trust, sense of belonging, respect, and pride of belonging. It was found that the form of action of the social phenomenon is participative, collaborative, and negotiated, and, in the duration, there is predictability, transience, and mutability. It is concluded that a) leadership at the electoral registry office under study occurs in daily practices, through dynamic processes that involve the social interaction of the group, and requires the team to deal with unforeseen events, and emerging and unexpected situations, especially in election years; b) leadership processes are shared, with collaborative trends; c) there is a recursive relationship between the context of the electoral registry office and the leadership practices; d) there is constant interaction among the leadership practices at the registry office, with each interfering with others, forming a network of practices based on one or more activities, in systems where the order is constantly being broken down and reconstructed; e) a micro-set of practices, formed by more than one practice, but not by its totality, affects the others, and may establish social \"order\" and/or \"disorder\"; f) the leadership at the registry office studied is a collective process, which emerges in the execution of a set of interconnected practices, aimed at defining the DAC within the group, aligning the perspective of Leadership-as-Practice.Cunha, Cristiano José Castro de AlmeidaSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaBertoncini, Isabella2022-10-21T19:05:17Z2022-10-21T19:05:17Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis185 p.| il.application/pdf378664https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241153porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T19:05:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241153Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T19:05:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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