Trilhas Ecológicas como Projeto Educacional no Parque Estadual Vitório Piassa, Município de Pato Branco - Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234080 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_393012a597a5225c5a2f8ad8d84cfdf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234080 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Trilhas Ecológicas como Projeto Educacional no Parque Estadual Vitório Piassa, Município de Pato Branco - ParanáEducação Ambiental. Espaço Educativo. Experiência SensorialEnvironmental Education. Educational Space. Sensory Experience.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este trabalho tem por objetivo oferecer uma proposta de Educação Ambiental para escolas públicas, no ensino dos anos iniciais, nos anos finais, e no Ensino Médio. Considerando o panorama atual do processo de ensino-aprendizagem baseado no modelo de relação dialética, este trabalho visou discutir a prática pedagógica aplicada a Educação Ambiental. A proposta divide os alunos em três classes, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio e utiliza o espaço do Parque Ecológico Alvorecer, onde cada classe percorre uma trilha ecológica com pontos interpretativos predeterminados. Desta forma, pretende-se fazer com que o aluno perceba que faz parte desse mesmo ambiente e fazer agir de maneira transformadora, instigando-o a refletir e fazer com que seu aprendizado se torne mais significativo. Ainda, a proposta de imersão proporciona uma mudança na rotina diária nas escolas por meio do ensino não formal, levando os alunos a um novo espaço educativo e contato direto com o meio ambiente, no intuito de formar jovens com verdadeiro aprendizado em questões de conservação.This work aims to offer a proposal for Environmental Education in public schools, including Elementary School, Middle School, and High School. Considering the current panorama of the teaching-learning process based on the dialectical relationship model, this work aimed to discuss the pedagogical practice applied to Environmental Education. The proposal divides students into three classes, Elementary School, Middle School, and High School, and uses the space of the Parque do Alvorecer, where each class follows an ecological trail with predetermined points of interpretation. Thus, it is intended to make the students realize that they are part of that same environment and make them act in a transformative way, encouraging them to reflect and make their learning become more meaningful. Furthermore, the immersion proposal provides a change in the daily routine in schools through non-formal education, taking students to a new educational space and direct contact with the environment, in order to train young people with real learning in conservation issues.Florianópolis, SCBlankensteyn, ArnoUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Luís Carlos da2022-04-19T18:14:27Z2022-04-19T18:14:27Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234080info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-19T18:14:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234080Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-19T18:14:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trilhas Ecológicas como Projeto Educacional no Parque Estadual Vitório Piassa, Município de Pato Branco - Paraná |
title |
Trilhas Ecológicas como Projeto Educacional no Parque Estadual Vitório Piassa, Município de Pato Branco - Paraná |
spellingShingle |
Trilhas Ecológicas como Projeto Educacional no Parque Estadual Vitório Piassa, Município de Pato Branco - Paraná Rocha, Luís Carlos da Educação Ambiental. Espaço Educativo. Experiência Sensorial Environmental Education. Educational Space. Sensory Experience. |
title_short |
Trilhas Ecológicas como Projeto Educacional no Parque Estadual Vitório Piassa, Município de Pato Branco - Paraná |
title_full |
Trilhas Ecológicas como Projeto Educacional no Parque Estadual Vitório Piassa, Município de Pato Branco - Paraná |
title_fullStr |
Trilhas Ecológicas como Projeto Educacional no Parque Estadual Vitório Piassa, Município de Pato Branco - Paraná |
title_full_unstemmed |
Trilhas Ecológicas como Projeto Educacional no Parque Estadual Vitório Piassa, Município de Pato Branco - Paraná |
title_sort |
Trilhas Ecológicas como Projeto Educacional no Parque Estadual Vitório Piassa, Município de Pato Branco - Paraná |
author |
Rocha, Luís Carlos da |
author_facet |
Rocha, Luís Carlos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Blankensteyn, Arno Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Luís Carlos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Espaço Educativo. Experiência Sensorial Environmental Education. Educational Space. Sensory Experience. |
topic |
Educação Ambiental. Espaço Educativo. Experiência Sensorial Environmental Education. Educational Space. Sensory Experience. |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-10 2022-04-19T18:14:27Z 2022-04-19T18:14:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234080 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651998656987136 |