Efeitos da atuação fonoaudiológica com alunos de telejornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russi, Anna Carolina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115310
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
id UFSC_39740d0f8e67c02052be82e7e51fefaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/115310
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Efeitos da atuação fonoaudiológica com alunos de telejornalismoTreinamento da VozJornalismoVozTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Introdução: Por muitos anos a fonoaudiologia atuou com uma visão clínica de tratamento dos distúrbios da comunicação, porém, com o tempo a profissão foi expandindo sua forma de trabalho, sendo hoje responsável por aprimorar a comunicação também. Os telejornalistas são um dos profissionais da voz que buscam esse atendimento de aperfeiçoamento vocal, com o intuito de melhorar a comunicação verbal e não verbal. Objetivo: Verificar os efeitos da atuação fonoaudiológica com estudantes de telejornalismo da UFSC Metodologia: A população desta pesquisa foi composta de seis acadêmicos de jornalismo, que participaram de sessões de atendimento fonoaudiológico com a finalidade de aperfeiçoar a voz. Foi realizada uma avaliação inicial e uma final com cada indivíduo, na qual foi feita a avaliação perceptivo-auditiva de reportagem e medição dos tempos máximos de fonação. Resultados: Como resultado foi encontrado que apenas um sujeito não obteve melhora dos TMFs após a atuação. No momento pré-atuação fonoaudiológica foram classificados como adequados: quanto ao pitch, um sujeito; loudness, três; ressonância, dois; velocidade e ritmo, nenhum; articulação, cinco; pontuação e pausas, nenhum e expressão corporal, dois. Após a atuação, foram considerados adequados: quanto ao pitch, cinco; loudness, seis; ressonância, seis; velocidade e ritmo, dois; articulação, cinco; pontuação e uso de pausas, seis e expressão corporal, quatro. Conclusão: Com a pesquisa foi possível concluir que a atuação fonoaudiológica com acadêmicos de jornalismo da UFSC gerou mudanças no perfil vocal e na comunicação não verbal dos mesmos, quando em situação de mídia televisiva, sendo esta atuação eficaz no aperfeiçoamento vocal dos sujeitos.Rolim, Maria Rita PimentaUniversidade Federal de Santa CatarinaRussi, Anna Carolina2014-01-27T18:58:10Z2014-01-27T18:58:10Z2013-07-282013-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115310porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-02T02:01:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/115310Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-02-02T02:01:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da atuação fonoaudiológica com alunos de telejornalismo
title Efeitos da atuação fonoaudiológica com alunos de telejornalismo
spellingShingle Efeitos da atuação fonoaudiológica com alunos de telejornalismo
Russi, Anna Carolina
Treinamento da Voz
Jornalismo
Voz
title_short Efeitos da atuação fonoaudiológica com alunos de telejornalismo
title_full Efeitos da atuação fonoaudiológica com alunos de telejornalismo
title_fullStr Efeitos da atuação fonoaudiológica com alunos de telejornalismo
title_full_unstemmed Efeitos da atuação fonoaudiológica com alunos de telejornalismo
title_sort Efeitos da atuação fonoaudiológica com alunos de telejornalismo
author Russi, Anna Carolina
author_facet Russi, Anna Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rolim, Maria Rita Pimenta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Russi, Anna Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento da Voz
Jornalismo
Voz
topic Treinamento da Voz
Jornalismo
Voz
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-28
2013-07-28
2014-01-27T18:58:10Z
2014-01-27T18:58:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115310
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 37 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652217254674432