Efeitos da atuação fonoaudiológica com alunos de telejornalismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115310 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
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Efeitos da atuação fonoaudiológica com alunos de telejornalismoTreinamento da VozJornalismoVozTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Introdução: Por muitos anos a fonoaudiologia atuou com uma visão clínica de tratamento dos distúrbios da comunicação, porém, com o tempo a profissão foi expandindo sua forma de trabalho, sendo hoje responsável por aprimorar a comunicação também. Os telejornalistas são um dos profissionais da voz que buscam esse atendimento de aperfeiçoamento vocal, com o intuito de melhorar a comunicação verbal e não verbal. Objetivo: Verificar os efeitos da atuação fonoaudiológica com estudantes de telejornalismo da UFSC Metodologia: A população desta pesquisa foi composta de seis acadêmicos de jornalismo, que participaram de sessões de atendimento fonoaudiológico com a finalidade de aperfeiçoar a voz. Foi realizada uma avaliação inicial e uma final com cada indivíduo, na qual foi feita a avaliação perceptivo-auditiva de reportagem e medição dos tempos máximos de fonação. Resultados: Como resultado foi encontrado que apenas um sujeito não obteve melhora dos TMFs após a atuação. No momento pré-atuação fonoaudiológica foram classificados como adequados: quanto ao pitch, um sujeito; loudness, três; ressonância, dois; velocidade e ritmo, nenhum; articulação, cinco; pontuação e pausas, nenhum e expressão corporal, dois. Após a atuação, foram considerados adequados: quanto ao pitch, cinco; loudness, seis; ressonância, seis; velocidade e ritmo, dois; articulação, cinco; pontuação e uso de pausas, seis e expressão corporal, quatro. Conclusão: Com a pesquisa foi possível concluir que a atuação fonoaudiológica com acadêmicos de jornalismo da UFSC gerou mudanças no perfil vocal e na comunicação não verbal dos mesmos, quando em situação de mídia televisiva, sendo esta atuação eficaz no aperfeiçoamento vocal dos sujeitos.Rolim, Maria Rita PimentaUniversidade Federal de Santa CatarinaRussi, Anna Carolina2014-01-27T18:58:10Z2014-01-27T18:58:10Z2013-07-282013-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115310porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-02T02:01:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/115310Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-02-02T02:01:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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