A atividade física como mediadora do efeito de uma intervenção de base escolar sobre o desempenho escolar de adolescentes em Fortaleza, Ceará
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206030 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2018. |
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A atividade física como mediadora do efeito de uma intervenção de base escolar sobre o desempenho escolar de adolescentes em Fortaleza, CearáEducação físicaAdolescentesAdolescentesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2018.A promoção da saúde e da educação em saúde tem dada especial atenção ao ambiente escolar, evidências sobre intervenções para a promoção da AF e saúde identificando melhoras nos indicadores educacionais podem aumentar o interesse das escolas na adoção de programas da saúde. O objetivo do estudo foi analisar o efeito e possíveis fatores mediadores relacionados à AF (apoio dos professores, apoio dos amigos, percepção do ambiente escolar para a AF e a prática de AF) de uma intervenção sobre o desempenho escolar (DE) em estudantes do 7º ao 9º ano de escolas públicas de ensino de Tempo Integral de Fortaleza, Ceará, Brasil. Estudo randomizado e controlado por conglomerado em quatro escolas de tempo integral de Fortaleza (duas foram alocadas aleatoriamente para cada condição - intervenção e controle). A intervenção teve a duração de quatro meses e envolveu formação e atuação de professores para discussão sobre AF e saúde no currículo, oportunidades de AF (disponibilização de materiais e jogos) e ações educativas (incluindo os pais). A coleta de dados foi efetuada em julho de 2014 e, após a intervenção, em dezembro de 2014. O DE foi obtido por meio das notas das disciplinas de português e matemática, convertidos em escores padronizados por escola e turma. O tempo semanal de AF foi estimado a partir do autopreenchimento de um questionário validado, considerando uma lista de AF. Um instrumento validado foi utilizado para mensurar fatores interpessoal (apoio dos amigos e professores para AF) e ambiental (percepção de segurança do bairro, locais/equipamentos do bairro e da escola para AF) associados à AF. As variáveis de controle foram escola, gênero e classe econômica. Modelos lineares generalizados foram utilizados para identificar o efeito da intervenção no DE, AF e nos fatores associados à AF. O tamanho do efeito foi calculado. Os procedimentos propostos por Hayes de análise do produto dos coeficientes foram utilizados na análise de mediação. O nível de significância foi de 5%. Um total de 733 estudantes (361 no grupo intervenção), com idades de 11 a 18 anos. Houve efeito positivo e significativo (p<0,05) da intervenção no tempo semanal em AF e na percepção de locais/equipamentos da escola para AF. Nenhum efeito foi observado no DE (p=0,06). A mediação simples e seriada em português e matemática não foram confirmadas. A análise de mediação seriada proposto no presente estudo leva em consideração sete caminhos, a confirmação da mediação é rigorosa, isso pode explicar a ausência de resultados. Resultados positivos na análise de mediação foram confirmados em alguns caminhos em ambas disciplinas, coeficientes estatisticamente significativos do efeito da intervenção foram observados no apoio dos professores (Figura 7, coeficiente a1=0,05 pontos, IC95%:0,02; 0,08) e dos amigos (Figura 7, coeficiente a1=0,08, IC95%:0,05;0,11) para os modelos das notas de português e matemática caminho d21 (Figuras 7 A, B, C e D). Em conclusão, a intervenção ocasionou um aumento da AF e percepção do ambiente associados à AF, contudo, essas mudanças não foram suficientes para promover alteração do DE. Estudos futuros poderão testar outras estratégias em intervenções que visem a melhoria do DE.Abstract : The promotion of health and health education has given special attention to the school environment. In this perspective, evidence on interventions to promote PA and health by identifying improvements in educational indicators may increase the interest of schools in the adoption of health programs. The objective of the study was to analyze the effect and possible mediators factors related to PA (teacher support, support from friends, perception of school environment for PA and practice of PA) of an intervention on academic performance 7th to 9th year of public schools of Integral Time of Fortaleza, Ceará, Brazil. A randomized, cluster-controlled study at four full-time Fortaleza schools (two were randomly allocated for each condition - intervention and control). The intervention lasted four months and involved teacher training and action to discuss PA and health in the curriculum, PA (materials and games) and educational (including parents) opportunities. Data collection was done in July 2014 and, after the intervention, in December 2014. The academic performance was obtained through the notes of the Portuguese and Math subjects, converted into standard scores by school and class. The weekly AF time was estimated from the self-completion of a validated questionnaire, considering a list of PA. A validated instrument was used to measure interpersonal factors (support of friends and teachers for FA) and environmental (perception of neighborhood safety, neighborhood / school facilities and AF) associated with PA. Control variables were school, gender and economic class. Generalized linear models were used to identify the effect of intervention on academic performance, PA and factors associated with PA. Effect size was calculated. The procedures proposed by Hayes to analyze the product of the coefficients were used in the mediation analysis. The level of significance was 5%. A total of 733 students (361 in the intervention group), aged 11 to 18 years. There was a positive and significant effect (p <0.05) of the intervention in the weekly time in PA and in the perception of school facilities / equipment for PA. No effect was observed in academic performance (p = 0.06). Simple and serial mediation in Portuguese and Math were not confirmed. The analysis of serial mediation proposed in the present study takes into consideration seven paths, the confirmation of the mediation is strict. Positive results in the analysis of mediation in some ways were confirmed in both disciplines. In conclusion, the intervention caused an increase in PA and perception of the environment associated with PA, however, these changes were not enough to promote academic performance alteration. Future studies may test other strategies in interventions aimed at improving academic performance.Silva, Kelly Samara daBarbosa Filho, Valter CordeiroUniversidade Federal de Santa CatarinaSá, Soraya Anita Mendes de2020-03-31T14:39:18Z2020-03-31T14:39:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis142 p.| il., tabs.application/pdf360981https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206030porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:39:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206030Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:39:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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