Programa Movimente: efetividade, mediadores e moderadores de uma intervenção de base escolar para a promoção da atividade física em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jaqueline Aragoni da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215916
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2020.
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spelling Programa Movimente: efetividade, mediadores e moderadores de uma intervenção de base escolar para a promoção da atividade física em adolescentesEducação físicaExercícios físicosAdolescentesSaúde escolarTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2020.O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade, potenciais moderadores e mediadores de um programa de intervenção sobre indicadores de prática de atividade física em adolescentes do sétimo ao nono ano de escolas públicas de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Realizou-se intervenção randomizada e controlada em seis escolas municipais de Florianópolis, Santa Catarina. O programa ocorreu durante um ano escolar (março à novembro de 2017) e englobou três principais componentes: (i) curso de formação para professores (gerais e de Educação Física) suplementado com material de apoio, abordando estratégias para promoção da atividade física no currículo escolar e aspectos gerais de saúde; (ii) melhorias no ambiente físico escolar e fornecimento de materiais esportivos com o intuito de oportunizar a prática de atividade física; (iii) ações educativas por meio da distribuição de panfletos para escolares e pais, assim como cartazes disponibilizados no ambiente escolar com mensagens sobre benefícios da atividade física e outros aspectos de saúde. A coleta de dados foi realizada antes e logo após o programa de intervenção. Informações referentes à prática regular de atividade física (global e de lazer) foram coletadas por meio de instrumento previamente validado: preenchimento de uma lista sobre frequência semanal e duração diária de 22 tipos de atividade física. Os potencias mediadores foram investigados utilizando instrumento previamente validado englobando aspectos intrapessoais (atitude, autoeficácia), interpessoais (suporte social dos amigos, pais, professores gerais e professores de Educação Física) e ambientais (percepção sobre o ambiente escolar). Sexo, ano escolar, nível socioeconômico, estado nutricional e nível de atividade física foram considerados potenciais moderadores. Modelos mistos generalizados foram utilizados para verificar mudanças dos desfechos entre período de linha de base e pós-intervenção. Calculou-se o tamanho do efeito. Para análise de mediação, empregou-se o método dos produtos dos coeficientes com intervalos de confiança gerados pela técnica de Percentile Bootstraping. Todas as análises foram controladas para sexo, ano escolar e valores de linha de base de seus respectivos desfechos. Potencias moderadores foram investigados por meio da inserção de termos de interação (moderador#grupo). O nível de significância considerado foi fixado em 5% para análises de efetividade e 10% para moderação. Um total de 921 adolescentes (13,1±1 anos; 51,7% moças) participaram da linha de base (n=538 no grupo intervenção). Não houve efeito do programa de intervenção nos desfechos de atividade física, mesmo quando na presença de potenciais moderadores. Somentre entre adolescentes do oitavo ano escolar houve aumento da diversidade de atividade física global (ß: 0,86; IC95%: 0,20; 1,52) em relação ao grupo controle. Houve mudanças positivas na percepção dos adolescentes sobre o ambiente escolar, apoio social dos professores gerais e de Educação Física, especialmente nos rapazes e mais novos. Nenhuma das variáveis psicossociais foram confirmadas como mediadores. Conclui-se que o programa não ocasionou mudanças nos indicadores de atividade física mas impactou positivamente no suporte social dos professores gerais e de Educação Física e na percepção do ambiente escolar. As evidências e reflexões deste trabalho poderão ser utilizadas por futuros pesquisadores e gestores de políticas públicas.Abstract: The aim of this study was to evaluate the effectiveness, moderators and mediators of an intervention program on indicators of physical activity among adolescentes from 7th to 9th grade of public schools in Florianopolis, Santa Catarina, Brazil. A Randomized Controlled Trial was performed among six municipal schools in Florianopolis, Santa Catarina. The program took place over a school year (March to November 2017) and included three main components: (i) teacher training (general and physical education teachers) supplemented with a handbook, addressing physical activity promotion strategies in the school curriculum and other general health aspects; (ii) improvement of the school physical environment and provision of sports materials in order to enhance the opportunities of physical activity practicing; (iii) educational actions through the distribution of folders to adolescents and their respectives parents, as well as availability of banners in the school environment with messages about the benefits of physical activity and other health aspects. Data collection was performed before and the right after the intervention program. Information related to physical activity practice (total and leisure time) was captured through a previously validated instrument: a list regarding 22 types of physical activity (and its frequence and duration). Potential mediators were investigated using a validated instrument, including intrapersonal (attitude, self-efficacy), interpersonal (social support from friends, parents, general and physical education) and perception of the school environment. Sex, school grade, socioeconomic status, nutritional status and physical activity level were considered as potential moderators. Generalized mixed models were used to verify changes in outcomes between baseline and post-intervention times. The effec size was calculated. For mediation analysis, it was applied the product method of coefficients method with its respective confidence intervals generated by the Percentile Bootstraping technique. All analyzes were controlled for sex, school grade and baseline values of their outcome. Potential moderators were investigated by the inclusion of the interaction terms (moderator # group). It was considered a significance level of 5% for the effectiveness analysis and 10% for moderation analysis. A total of 921 adolescents (13.1 ± 1 years; 51.7% girls) was engaged in the baseline (n = 538 in the intervention group). There was no effect of the intervention program on physical activity outcomes, even when moderators were present. Among adolescents in the 8th grade there was an increase in the diversity of global physical activity (ß: 0.86; 95% CI: 0.20; 1.52) compared to the control group. There were positive changes in adolescents 'perceptions of the school environment, teachers' social support, and physical education, especially in boys and younger children. None of the psychosocial variables were confirmed as mediators. It was concluded that the program did not occasionally change in the physical activity indicators, but positively affected the social support from teachers and the perception of the school environment. The results from this study can be considered by researchers and public policy managers when developing strategies in the school environment.Silva, Kelly Samara daSalmon, JoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Jaqueline Aragoni da2020-10-21T21:23:32Z2020-10-21T21:23:32Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis175 p.| il., gráfs.application/pdf369658https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215916porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:23:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215916Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:23:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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