Avaliação do curso superior tecnológico em gestão pública na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liotto, Melissa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107081
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.
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spelling Avaliação do curso superior tecnológico em gestão pública na modalidade a distânciaAdministraçãoEnsino a distanciaAvaliaçãoSanta CatarinaEnsino superiorDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.Os cursos na modalidade a distância, assim como os cursos tecnológicos, vêm apresentando um aumento de número de matrículas acima dos cursos presenciais e de bacharelado. Além disso, o Governo Federal vem incentivando, através de atos legais, a oferta tanto de Educação a Distância - EaD, quanto de cursos tecnológicos. A fim de garantir a oferta de cursos superiores com qualidade, o Ministério da Educação, em 2004, instituiu o SINAES, Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, e especificamente para a EaD, desde o ano de 2003, divulga o documento Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância. Este trabalho buscou identificar qual a percepção dos alunos, de um curso superior de tecnologia, na modalidade a distância, considerando os oito tópicos dos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, que são: concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem, sistemas de comunicação, material didático, avaliação, equipe multidisciplinar, infraestrutura de apoio, gestão acadêmico-administrativa, e sustentabilidade financeira. O método utilizado para desenvolver o presente estudo foi o estudo de caso, que teve como elemento de pesquisa o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, do Instituto Federal de Santa Catarina. O estudo teve uma abordagem qualitativa e a coleta de dados foi através de pesquisa documental e da aplicação de questionário. A análise dos dados foi univariada, através da distribuição de frequência e análise de conteúdo. Os resultados apurados demonstram que, na percepção dos alunos, o Curso Superior de Tecnologia atende ao disposto nas diretrizes dos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a distância, no tocante aos aspectos didático-pedagógicos, quanto ao corpo docente, tutores e apoio administrativo, quanto a infraestrutura de apoio. No entanto no que refere à avaliação do curso, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, atende parcialmente às diretrizes. <br>Abstract : Distance learning, as well as technological courses, have shown an increase in admissions above tradicional classroom courses and baccalaureate. In addition, Brazilian Federal Government has been encouraging, through legal actions, both offering Distance Education as well as technological courses. In order to support the graduation quality, it was created in 2004 the SINAES, a national system of graduation evaluation. Specifically for distance education, in 2003, a guiding document called Referenciais de QualidadeparaaEducação Superior a Distância (quality guidelines for distance learning graduation courses) was created. This study aimed to identify the perception of students in a distance learning course of technology, considering the eight topics of the quality guidelines for distance learning graduation courses, which are: the education and curriculum ideas in teaching and learning, communication systems, didactic materials, evaluation, multidisciplinary team, supporting infrastructure, academic and administrative management, and financial sustainability. The method to develop this study was the case study, the graduation course of technology in Public Administration of the Federal Institute of Santa Catarina. The study has a qualitative approach and the data collection was conducted through literature research and questionnaire. The univariate analysis was done by frequency distribution and content analysis. The results obtained show that in the students perception, the Technology Course meets the quality guidelines for distance learning graduation courses, regarding aspects such as didactic-pedagogic, teachers, tutors, administrative support, and supporting infrastructure. However, in terms of the evaluation of the course, the Technology Course in Public Administration partially meets the guidelines.Nunes, Rogério da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaLiotto, Melissa2013-12-05T23:09:53Z2013-12-05T23:09:53Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis116 p.| il., grafs., tabs.application/pdf320780https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107081porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:28:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107081Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:28:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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