Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moré, Rafael Pereira Ocampo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96355
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração
id UFSC_1026641bb269e8ab4edc6b12da2143b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96355
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAESAdministraçãoEnsino superiorSanta CatarinaEnsino a distanciaSanta CatarinaSanta CatarinaCursos de graduaçãoAvaliaçãoQualidade (Educação)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoO trabalho consiste em analisar os elementos estruturantes do SINAES assim como suas relações com a garantia da qualidade dos cursos de graduação na modalidade a distância, verificando se o sistema consegue garantir a qualidade dos cursos na nessa modalidade. Para tanto, identificou-se e delineou-se os referenciais de qualidade do Ministério da Educação (MEC), os instrumentos de avaliação de cursos, a perspectiva dos coordenadores de cursos de graduação na modalidade a distância e a percepção dos representantes do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Para cumprir os objetivos propostos, adotou-se como metodologia pesquisas aplicada, quantitativa e qualitativa, assim como exploratória, descritiva e método indutivo. Ainda foi necessário utilizar a técnica de coleta de dados documental e bibliográfica e os instrumentos entrevista semiestruturada e questionário. A análise de dados consiste na análise de conteúdo e tabulação e análise de dados quantitativos. Os resultados alcançados demonstram que, apesar do avanço do sistema de avaliação, este não consegue cumprir com seu objetivo de assegurar a qualidade de cursos na modalidade a distância.The paper consolidates the elements structural analyze of the SINAES as well as its relations with the guarantee of the quality of undergraduate courses in the distance making sure the system can guarantee the quality of distance courses. This way, we identified and traced to the referential quality of the Ministério da Educação (MEC), the instruments of evaluation of courses, the prospect of the coordinators of undergraduate courses in the distance and the perception of the representatives of the Ministry of Education, the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) and the Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). To meet the proposed objectives was adopted in the methodology applied research, quantitative and qualitative, as well as exploratory, descriptive and inductive method. It was necessary to use the technique of data collection and the documentary and bibliographic tools semi-structured interview and questionnaire. The data analysis consists of content analysis and tabulation and quantitative data analysis. The results reached shows that despite the progress of the evaluation system he cannot meet its purpose of ensuring the distance courses quality.Florianópolis, SCCosta, Alexandre MarinoUniversidade Federal de Santa CatarinaMoré, Rafael Pereira Ocampo2012-10-26T11:15:04Z2012-10-26T11:15:04Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 p.| il., grafs., tabs.application/pdf301736http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96355porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T03:19:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96355Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T03:19:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES
title Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES
spellingShingle Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES
Moré, Rafael Pereira Ocampo
Administração
Ensino superior
Santa Catarina
Ensino a distancia
Santa Catarina
Santa Catarina
Cursos de graduação
Avaliação
Qualidade (Educação)
title_short Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES
title_full Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES
title_fullStr Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES
title_full_unstemmed Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES
title_sort Avaliação e qualidade para a educação superior a distância de Santa Catarina: desafios do SINAES
author Moré, Rafael Pereira Ocampo
author_facet Moré, Rafael Pereira Ocampo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Alexandre Marino
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moré, Rafael Pereira Ocampo
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino superior
Santa Catarina
Ensino a distancia
Santa Catarina
Santa Catarina
Cursos de graduação
Avaliação
Qualidade (Educação)
topic Administração
Ensino superior
Santa Catarina
Ensino a distancia
Santa Catarina
Santa Catarina
Cursos de graduação
Avaliação
Qualidade (Educação)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T11:15:04Z
2012-10-26T11:15:04Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 301736
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96355
identifier_str_mv 301736
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652410524008448