Indicadores para acompanhamento da internacionalização da educação superior
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211513 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019 |
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Indicadores para acompanhamento da internacionalização da educação superiorAdministraçãoEnsino superiorUniversidades e faculdadesUniversidades e faculdadesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019A internacionalização da Educação Superior é um tema que tem se tornado cada vez mais evidente na universidade e que envolve todos os atores nela envolvidos. Por se tratar de um tema transversal que transita, direta ou indiretamente, por todos os setores das instituições é muito difícil, porém importante, ter um diagnóstico da situação das ações de internacionalização na instituição. Este trabalho tem por objetivo propor um instrumento para acompanhamento da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior, apresentando um conjunto de indicadores que devem ser considerados para sua avaliação. Por meio do instrumento apresentado, as instituições terão condições de reunir os dados necessários para conhecer a situação da internacionalização nas diversas atividades que desenvolve. A partir daí terá condições de estabelecer programas e estratégias para potencializar suas ações frente à internacionalização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e de caráter exploratório, que se utiliza de referências bibliográficas e documentais para buscar os indicadores característicos da internacionalização da Educação Superior. Com resultado da pesquisa apresenta-se um instrumento composto 327 indicadores divididos em 11 dimensões: estrutura administrativa (31), estrutura física (37), fomento (29), acordos (24), idiomas (12), cursos e currículos (26), pesquisa e extensão (84), comunicação (9), discentes (36), docentes (29) e técnicos administrativos (10). Além do instrumento apresentado como resultado desse trabalho considera-se que a partir da compilação dos indicadores e das informações que por meio deles poderão ser coletadas sobre as ações de internacionalização, abrem caminho para possibilidades de novos estudos na área a partir da coleta de dados por meio do instrumento gerado.Abstract: The internationalization of higher education is a theme that has become increasingly evident in the university, with the involvement of different actors. Because it is a cross-cutting theme that transits, directly or indirectly, through all sectors of the institutions, it is very difficult, but important, to have a diagnosis of the situation of internationalization actions in the institution.This research propose an instrument for monitoring internationalization in Higher Education Institutions, presenting a set of indicators that should be considered for their evaluation. Through the instrument presented, the institutions will be able to gather the necessary data to know the situation of internationalization in the various activities that it develops.From that, it will be able to establish programs and strategies to enhance its actions towards internationalization. This is a qualitative, applied and exploratory research that uses bibliographic and documentary references to search the characteristic indicators of the internationalization in Higher Education. As a result of the research we present an instrument composed 327 indicators divided into 11 dimensions: administrative structure (31), physical structure (37), promotion (29), agreements (24), languages (12), courses and curricula (26), research and extension (84), communication (9), students (36), teachers (29) and administrative technicians (10).In addition to the instrument presented as a result of this research, it is considered that - from the compilation of indicators and collected information - it opens possibilities for further studies on the theme of internationalization of Higher Education.Stallivieri, LucianeUniversidade Federal de Santa CatarinaDias, Filipe José2020-08-20T05:39:34Z2020-08-20T05:39:34Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 p.| ils., tabs.application/pdf364392https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211513porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:39:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211513Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:39:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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