Indicadores para acompanhamento da internacionalização da educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Filipe José
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211513
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019
id UFSC_3a5c8b8218b28ef50182511ef89f00c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211513
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Indicadores para acompanhamento da internacionalização da educação superiorAdministraçãoEnsino superiorUniversidades e faculdadesUniversidades e faculdadesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019A internacionalização da Educação Superior é um tema que tem se tornado cada vez mais evidente na universidade e que envolve todos os atores nela envolvidos. Por se tratar de um tema transversal que transita, direta ou indiretamente, por todos os setores das instituições é muito difícil, porém importante, ter um diagnóstico da situação das ações de internacionalização na instituição. Este trabalho tem por objetivo propor um instrumento para acompanhamento da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior, apresentando um conjunto de indicadores que devem ser considerados para sua avaliação. Por meio do instrumento apresentado, as instituições terão condições de reunir os dados necessários para conhecer a situação da internacionalização nas diversas atividades que desenvolve. A partir daí terá condições de estabelecer programas e estratégias para potencializar suas ações frente à internacionalização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e de caráter exploratório, que se utiliza de referências bibliográficas e documentais para buscar os indicadores característicos da internacionalização da Educação Superior. Com resultado da pesquisa apresenta-se um instrumento composto 327 indicadores divididos em 11 dimensões: estrutura administrativa (31), estrutura física (37), fomento (29), acordos (24), idiomas (12), cursos e currículos (26), pesquisa e extensão (84), comunicação (9), discentes (36), docentes (29) e técnicos administrativos (10). Além do instrumento apresentado como resultado desse trabalho considera-se que a partir da compilação dos indicadores e das informações que por meio deles poderão ser coletadas sobre as ações de internacionalização, abrem caminho para possibilidades de novos estudos na área a partir da coleta de dados por meio do instrumento gerado.Abstract: The internationalization of higher education is a theme that has become increasingly evident in the university, with the involvement of different actors. Because it is a cross-cutting theme that transits, directly or indirectly, through all sectors of the institutions, it is very difficult, but important, to have a diagnosis of the situation of internationalization actions in the institution.This research propose an instrument for monitoring internationalization in Higher Education Institutions, presenting a set of indicators that should be considered for their evaluation. Through the instrument presented, the institutions will be able to gather the necessary data to know the situation of internationalization in the various activities that it develops.From that, it will be able to establish programs and strategies to enhance its actions towards internationalization. This is a qualitative, applied and exploratory research that uses bibliographic and documentary references to search the characteristic indicators of the internationalization in Higher Education. As a result of the research we present an instrument composed 327 indicators divided into 11 dimensions: administrative structure (31), physical structure (37), promotion (29), agreements (24), languages (12), courses and curricula (26), research and extension (84), communication (9), students (36), teachers (29) and administrative technicians (10).In addition to the instrument presented as a result of this research, it is considered that - from the compilation of indicators and collected information - it opens possibilities for further studies on the theme of internationalization of Higher Education.Stallivieri, LucianeUniversidade Federal de Santa CatarinaDias, Filipe José2020-08-20T05:39:34Z2020-08-20T05:39:34Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 p.| ils., tabs.application/pdf364392https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211513porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:39:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211513Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:39:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores para acompanhamento da internacionalização da educação superior
title Indicadores para acompanhamento da internacionalização da educação superior
spellingShingle Indicadores para acompanhamento da internacionalização da educação superior
Dias, Filipe José
Administração
Ensino superior
Universidades e faculdades
Universidades e faculdades
title_short Indicadores para acompanhamento da internacionalização da educação superior
title_full Indicadores para acompanhamento da internacionalização da educação superior
title_fullStr Indicadores para acompanhamento da internacionalização da educação superior
title_full_unstemmed Indicadores para acompanhamento da internacionalização da educação superior
title_sort Indicadores para acompanhamento da internacionalização da educação superior
author Dias, Filipe José
author_facet Dias, Filipe José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stallivieri, Luciane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Filipe José
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino superior
Universidades e faculdades
Universidades e faculdades
topic Administração
Ensino superior
Universidades e faculdades
Universidades e faculdades
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-20T05:39:34Z
2020-08-20T05:39:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 364392
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211513
identifier_str_mv 364392
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114 p.| ils., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652225782743040