UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESPÍNDOLA, FRANCYNE MARTINS
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ALVES, LOURDES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190531
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir se o processo de auto avaliação do desempenho do corpo docente pode contribuir para legitimação da universidade como uma instituição, genuinamente, social. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso na Universidade Federal de Santa Catarina, utilizando para isso a análise de dados secundários dos relatórios de auto avaliação institucional, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Foi feita uma análise dos resultados da auto avaliação docente na UFSC e após análise dos dados constatou-se que há boas iniciativas para utilizar a avaliação como uma ferramenta estratégica. Porém, identificou-se várias fragilidades para que a auto avaliação possa evoluir, principalmente quando se trata da avaliação do desempenho docente, pois entende-se que isso pode impactar, diretamente, na finalidade norteadora da universidade como instituição social: a formação de cidadãos e profissionais capazes de promover mudanças sociais e fazer a diferença no processo de desenvolvimento socioeconômico.
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