UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190531 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo discutir se o processo de auto avaliação do desempenho do corpo docente pode contribuir para legitimação da universidade como uma instituição, genuinamente, social. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso na Universidade Federal de Santa Catarina, utilizando para isso a análise de dados secundários dos relatórios de auto avaliação institucional, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Foi feita uma análise dos resultados da auto avaliação docente na UFSC e após análise dos dados constatou-se que há boas iniciativas para utilizar a avaliação como uma ferramenta estratégica. Porém, identificou-se várias fragilidades para que a auto avaliação possa evoluir, principalmente quando se trata da avaliação do desempenho docente, pois entende-se que isso pode impactar, diretamente, na finalidade norteadora da universidade como instituição social: a formação de cidadãos e profissionais capazes de promover mudanças sociais e fazer a diferença no processo de desenvolvimento socioeconômico. |
id |
UFSC_3a71579d88ee7fe9c46d06daca85a88d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190531 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIALO presente artigo tem por objetivo discutir se o processo de auto avaliação do desempenho do corpo docente pode contribuir para legitimação da universidade como uma instituição, genuinamente, social. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso na Universidade Federal de Santa Catarina, utilizando para isso a análise de dados secundários dos relatórios de auto avaliação institucional, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Foi feita uma análise dos resultados da auto avaliação docente na UFSC e após análise dos dados constatou-se que há boas iniciativas para utilizar a avaliação como uma ferramenta estratégica. Porém, identificou-se várias fragilidades para que a auto avaliação possa evoluir, principalmente quando se trata da avaliação do desempenho docente, pois entende-se que isso pode impactar, diretamente, na finalidade norteadora da universidade como instituição social: a formação de cidadãos e profissionais capazes de promover mudanças sociais e fazer a diferença no processo de desenvolvimento socioeconômico.INPEAU/UFSC2018-10-16T15:32:24Z2018-10-16T15:32:24Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190531ESPÍNDOLA, FRANCYNE MARTINSALVES, LOURDESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T15:32:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190531Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T15:32:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL |
title |
UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL |
spellingShingle |
UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL ESPÍNDOLA, FRANCYNE MARTINS |
title_short |
UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL |
title_full |
UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL |
title_fullStr |
UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL |
title_sort |
UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL |
author |
ESPÍNDOLA, FRANCYNE MARTINS |
author_facet |
ESPÍNDOLA, FRANCYNE MARTINS ALVES, LOURDES |
author_role |
author |
author2 |
ALVES, LOURDES |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ESPÍNDOLA, FRANCYNE MARTINS ALVES, LOURDES |
description |
O presente artigo tem por objetivo discutir se o processo de auto avaliação do desempenho do corpo docente pode contribuir para legitimação da universidade como uma instituição, genuinamente, social. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso na Universidade Federal de Santa Catarina, utilizando para isso a análise de dados secundários dos relatórios de auto avaliação institucional, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Foi feita uma análise dos resultados da auto avaliação docente na UFSC e após análise dos dados constatou-se que há boas iniciativas para utilizar a avaliação como uma ferramenta estratégica. Porém, identificou-se várias fragilidades para que a auto avaliação possa evoluir, principalmente quando se trata da avaliação do desempenho docente, pois entende-se que isso pode impactar, diretamente, na finalidade norteadora da universidade como instituição social: a formação de cidadãos e profissionais capazes de promover mudanças sociais e fazer a diferença no processo de desenvolvimento socioeconômico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-16T15:32:24Z 2018-10-16T15:32:24Z 2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-05-9 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190531 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-05-9 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652358795657216 |