Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Carla Arcoverde de Aguiar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BUGLIANI, Raquel, NEVES, Rafael Burlani, FERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222274
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender a aplicação dos princípios da sustentabilidade no quadro curricular do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IF-SC e quais são as falhas e potencialidades que devem ser exploradas para obter-se uma perspectiva no sentido da educação para a sustentabilidade. Pautando-se neste cenário, analisa-se também o nível de introdução dos princípios da sustentabilidade e gestão ambiental na relação design / empresas e qual o nível de intervenção permitida ou concretizada pelos acadêmicos do referido curso diante deste relacionamento. Para tanto, adotou-se a seguinte metodologia: análise dos TCCs desenvolvidos no período de 2009 e 2010; uma pesquisa de opinião com os alunos envolvidos e a avaliação das políticas ambientais das empresas parceiras. Disto, observou-se uma lacuna na aplicação dos aspectos concernentes à teoria e à prática para à sustentabilidade
id UFSC_3aa4e486fb7b4aad8903e2e794ee725b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222274
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling NEVES, Carla Arcoverde de AguiarBUGLIANI, RaquelNEVES, Rafael BurlaniFERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes2021-04-18T23:00:26Z2021-04-18T23:00:26Z2016-04-182596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222274Este artigo tem como objetivo compreender a aplicação dos princípios da sustentabilidade no quadro curricular do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IF-SC e quais são as falhas e potencialidades que devem ser exploradas para obter-se uma perspectiva no sentido da educação para a sustentabilidade. Pautando-se neste cenário, analisa-se também o nível de introdução dos princípios da sustentabilidade e gestão ambiental na relação design / empresas e qual o nível de intervenção permitida ou concretizada pelos acadêmicos do referido curso diante deste relacionamento. Para tanto, adotou-se a seguinte metodologia: análise dos TCCs desenvolvidos no período de 2009 e 2010; uma pesquisa de opinião com os alunos envolvidos e a avaliação das políticas ambientais das empresas parceiras. Disto, observou-se uma lacuna na aplicação dos aspectos concernentes à teoria e à prática para à sustentabilidadeUFSC/VIRTUHABsustentabilidadeeducação para sustentabilidadegestão ambientalanálise do ciclo de vidaDesignAplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade:um Estudo de Projetos de Trabalhos de Conclusão no Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFSCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-833https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/222274/2/license.txt62cffe8bff20b9e2e1195e977b34f41eMD52ORIGINALANAIS-ENSUS-COMPLETO 2016-472-483.pdfANAIS-ENSUS-COMPLETO 2016-472-483.pdfapplication/pdf3032795https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/222274/1/ANAIS-ENSUS-COMPLETO%202016-472-483.pdf33e8b373b190d10441d15777ab0dc9f3MD51123456789/2222742021-04-18 20:00:43.92oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222274Q0M0IC0gYXRyaWJ1acOnw6NvIGludGVybmFjaW9uYWwuRepositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-18T23:00:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade:
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv um Estudo de Projetos de Trabalhos de Conclusão no Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFSC
title Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade:
spellingShingle Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade:
NEVES, Carla Arcoverde de Aguiar
sustentabilidade
educação para sustentabilidade
gestão ambiental
análise do ciclo de vida
Design
title_short Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade:
title_full Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade:
title_fullStr Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade:
title_full_unstemmed Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade:
title_sort Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade:
author NEVES, Carla Arcoverde de Aguiar
author_facet NEVES, Carla Arcoverde de Aguiar
BUGLIANI, Raquel
NEVES, Rafael Burlani
FERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes
author_role author
author2 BUGLIANI, Raquel
NEVES, Rafael Burlani
FERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Carla Arcoverde de Aguiar
BUGLIANI, Raquel
NEVES, Rafael Burlani
FERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv sustentabilidade
educação para sustentabilidade
gestão ambiental
análise do ciclo de vida
Design
topic sustentabilidade
educação para sustentabilidade
gestão ambiental
análise do ciclo de vida
Design
description Este artigo tem como objetivo compreender a aplicação dos princípios da sustentabilidade no quadro curricular do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IF-SC e quais são as falhas e potencialidades que devem ser exploradas para obter-se uma perspectiva no sentido da educação para a sustentabilidade. Pautando-se neste cenário, analisa-se também o nível de introdução dos princípios da sustentabilidade e gestão ambiental na relação design / empresas e qual o nível de intervenção permitida ou concretizada pelos acadêmicos do referido curso diante deste relacionamento. Para tanto, adotou-se a seguinte metodologia: análise dos TCCs desenvolvidos no período de 2009 e 2010; uma pesquisa de opinião com os alunos envolvidos e a avaliação das políticas ambientais das empresas parceiras. Disto, observou-se uma lacuna na aplicação dos aspectos concernentes à teoria e à prática para à sustentabilidade
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-18T23:00:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-18T23:00:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222274
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2596-237X
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/222274/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/222274/1/ANAIS-ENSUS-COMPLETO%202016-472-483.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62cffe8bff20b9e2e1195e977b34f41e
33e8b373b190d10441d15777ab0dc9f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805305252904960