Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222274 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender a aplicação dos princípios da sustentabilidade no quadro curricular do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IF-SC e quais são as falhas e potencialidades que devem ser exploradas para obter-se uma perspectiva no sentido da educação para a sustentabilidade. Pautando-se neste cenário, analisa-se também o nível de introdução dos princípios da sustentabilidade e gestão ambiental na relação design / empresas e qual o nível de intervenção permitida ou concretizada pelos acadêmicos do referido curso diante deste relacionamento. Para tanto, adotou-se a seguinte metodologia: análise dos TCCs desenvolvidos no período de 2009 e 2010; uma pesquisa de opinião com os alunos envolvidos e a avaliação das políticas ambientais das empresas parceiras. Disto, observou-se uma lacuna na aplicação dos aspectos concernentes à teoria e à prática para à sustentabilidade |
id |
UFSC_3aa4e486fb7b4aad8903e2e794ee725b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222274 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade:um Estudo de Projetos de Trabalhos de Conclusão no Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFSCsustentabilidadeeducação para sustentabilidadegestão ambientalanálise do ciclo de vidaDesignEste artigo tem como objetivo compreender a aplicação dos princípios da sustentabilidade no quadro curricular do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IF-SC e quais são as falhas e potencialidades que devem ser exploradas para obter-se uma perspectiva no sentido da educação para a sustentabilidade. Pautando-se neste cenário, analisa-se também o nível de introdução dos princípios da sustentabilidade e gestão ambiental na relação design / empresas e qual o nível de intervenção permitida ou concretizada pelos acadêmicos do referido curso diante deste relacionamento. Para tanto, adotou-se a seguinte metodologia: análise dos TCCs desenvolvidos no período de 2009 e 2010; uma pesquisa de opinião com os alunos envolvidos e a avaliação das políticas ambientais das empresas parceiras. Disto, observou-se uma lacuna na aplicação dos aspectos concernentes à teoria e à prática para à sustentabilidadeUFSC/VIRTUHAB2021-04-18T23:00:26Z2021-04-18T23:00:26Z2016-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222274NEVES, Carla Arcoverde de AguiarBUGLIANI, RaquelNEVES, Rafael BurlaniFERREIRA, Marcelo Gitirana Gomesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-18T23:00:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222274Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-18T23:00:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade: um Estudo de Projetos de Trabalhos de Conclusão no Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IFSC |
title |
Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade: |
spellingShingle |
Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade: NEVES, Carla Arcoverde de Aguiar sustentabilidade educação para sustentabilidade gestão ambiental análise do ciclo de vida Design |
title_short |
Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade: |
title_full |
Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade: |
title_fullStr |
Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade: |
title_full_unstemmed |
Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade: |
title_sort |
Aplicação de Preceitos da Educação para Sustentabilidade: |
author |
NEVES, Carla Arcoverde de Aguiar |
author_facet |
NEVES, Carla Arcoverde de Aguiar BUGLIANI, Raquel NEVES, Rafael Burlani FERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes |
author_role |
author |
author2 |
BUGLIANI, Raquel NEVES, Rafael Burlani FERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEVES, Carla Arcoverde de Aguiar BUGLIANI, Raquel NEVES, Rafael Burlani FERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sustentabilidade educação para sustentabilidade gestão ambiental análise do ciclo de vida Design |
topic |
sustentabilidade educação para sustentabilidade gestão ambiental análise do ciclo de vida Design |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender a aplicação dos princípios da sustentabilidade no quadro curricular do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do IF-SC e quais são as falhas e potencialidades que devem ser exploradas para obter-se uma perspectiva no sentido da educação para a sustentabilidade. Pautando-se neste cenário, analisa-se também o nível de introdução dos princípios da sustentabilidade e gestão ambiental na relação design / empresas e qual o nível de intervenção permitida ou concretizada pelos acadêmicos do referido curso diante deste relacionamento. Para tanto, adotou-se a seguinte metodologia: análise dos TCCs desenvolvidos no período de 2009 e 2010; uma pesquisa de opinião com os alunos envolvidos e a avaliação das políticas ambientais das empresas parceiras. Disto, observou-se uma lacuna na aplicação dos aspectos concernentes à teoria e à prática para à sustentabilidade |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-18 2021-04-18T23:00:26Z 2021-04-18T23:00:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222274 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652257216954368 |