Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88231 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_3ab9cceca67ddf63a32f9499a13bf5b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88231 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didáticoEducaçãoEducação científica e tecnológicaEnsino de primeiro grauMatematicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEste trabalho de dissertação é fruto de uma pesquisa ocorrida entre os anos de 2003 e 2004, numa classe para alunos hospitalizados - Classe Hospitalar de 5ª. a 8ª. séries - dentro do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis - SC. Nesse período da pesquisa, procurou-se através de registros como relatórios, diários de aula e atividades que possibilitassem o ensino-aprendizagem de matemática, fazer uma análise da relação didática existente nesse meio, à luz do Contrato Didático de Guy Brousseau. Assim, analisando os elementos como características, funções, efeitos e rupturas, entre outros, transpostos à Classe Hospitalar, buscamos indicativos sobre o desenvolvimento do contrato nesse meio quando comparado com a escola regular. A partir da experiência, pudemos levantar questões relativas à formação do professor de matemática e ao seu preparo para atuar em classes não-regulares, bem como discutir sobre caminhos que possam conduzir à aprendizagem nessas classes.Florianópolis, SCFlores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaFoggiatto, Joceli Aparecida Anaczewski2012-10-22T06:50:24Z2012-10-22T06:50:24Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 89 f.| il.application/pdf228361http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88231porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T23:51:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88231Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T23:51:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático |
title |
Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático Foggiatto, Joceli Aparecida Anaczewski Educação Educação científica e tecnológica Ensino de primeiro grau Matematica Estudo e ensino |
title_short |
Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático |
title_full |
Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático |
title_sort |
Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático |
author |
Foggiatto, Joceli Aparecida Anaczewski |
author_facet |
Foggiatto, Joceli Aparecida Anaczewski |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Foggiatto, Joceli Aparecida Anaczewski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Ensino de primeiro grau Matematica Estudo e ensino |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Ensino de primeiro grau Matematica Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T06:50:24Z 2012-10-22T06:50:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
228361 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88231 |
identifier_str_mv |
228361 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xi, 89 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652293384437760 |