Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foggiatto, Joceli Aparecida Anaczewski
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88231
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_3ab9cceca67ddf63a32f9499a13bf5b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88231
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didáticoEducaçãoEducação científica e tecnológicaEnsino de primeiro grauMatematicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEste trabalho de dissertação é fruto de uma pesquisa ocorrida entre os anos de 2003 e 2004, numa classe para alunos hospitalizados - Classe Hospitalar de 5ª. a 8ª. séries - dentro do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis - SC. Nesse período da pesquisa, procurou-se através de registros como relatórios, diários de aula e atividades que possibilitassem o ensino-aprendizagem de matemática, fazer uma análise da relação didática existente nesse meio, à luz do Contrato Didático de Guy Brousseau. Assim, analisando os elementos como características, funções, efeitos e rupturas, entre outros, transpostos à Classe Hospitalar, buscamos indicativos sobre o desenvolvimento do contrato nesse meio quando comparado com a escola regular. A partir da experiência, pudemos levantar questões relativas à formação do professor de matemática e ao seu preparo para atuar em classes não-regulares, bem como discutir sobre caminhos que possam conduzir à aprendizagem nessas classes.Florianópolis, SCFlores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaFoggiatto, Joceli Aparecida Anaczewski2012-10-22T06:50:24Z2012-10-22T06:50:24Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 89 f.| il.application/pdf228361http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88231porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T23:51:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88231Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T23:51:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático
title Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático
spellingShingle Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático
Foggiatto, Joceli Aparecida Anaczewski
Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino de primeiro grau
Matematica
Estudo e ensino
title_short Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático
title_full Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático
title_fullStr Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático
title_sort Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático
author Foggiatto, Joceli Aparecida Anaczewski
author_facet Foggiatto, Joceli Aparecida Anaczewski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Foggiatto, Joceli Aparecida Anaczewski
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino de primeiro grau
Matematica
Estudo e ensino
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino de primeiro grau
Matematica
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T06:50:24Z
2012-10-22T06:50:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 228361
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88231
identifier_str_mv 228361
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 89 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652293384437760