Avaliação clínica e tomada de decisão de enfermeiros frente ao evento adverso de flebite em crianças e neonatos com cateter central de inserção periférica
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187185 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
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Avaliação clínica e tomada de decisão de enfermeiros frente ao evento adverso de flebite em crianças e neonatos com cateter central de inserção periféricaSegurança do PacienteTomada de decisõesFlebiteEnfermagem PediátricaNeonatologiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.O raciocínio clínico e a tomada de decisão são habilidades do enfermeiro para a realização da assistência em saúde. Quando realizadas corretamente, contribuem para a promoção da segurança do paciente, uma importante aliada para a qualificação da assistência em saúde e na prevenção de erros e incidentes àqueles assistidos por profissionais da saúde. Estes erros e incidentes são conhecidos por eventos adversos, que não são intencionais e que não estão relacionados à doença de base do paciente. Atualmente, com o avanço tecnológico, há inúmeros aparatos tecnológicos que necessitam de conhecimento e de habilidades específicas dos profissionais de saúde que manipulam estes dispositivos. Dentre eles, destaca-se o Cateter Central de Inserção Periférica, muito utilizado em Pediatria e Neonatologia, por apresentar facilidade de inserção e maior tempo de permanência. Porém, seu uso não está isento de erros, sendo a flebite o evento adverso mais comum entre crianças e neonatos. Diante desta perspectiva, o estudo objetiva conhecer a avaliação clínica e a tomada de decisão de enfermeiros a partir da ocorrência de flebite em crianças e neonatos em uso de Cateter Central de Inserção Periférica. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório realizado com enfermeiros de Unidade de Internação Pediátrica e Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal de um Hospital de ensino do Estado de Santa Catarina, realizado no período de março de 2016 a maio de 2018. Os dados foram analisados conforme a Análise de Conteúdo de Minayo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas sob número CAAE: 56304316.8.0000.0121 e parecer número 1.727.980. Participaram do estudo doze enfermeiros, todos do sexo feminino, sendo que sete pertenciam à Unidade de Internação Pediátrica e cinco à Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal. Da análise de dados emergiram três categorias: Avaliação Clínica do Enfermeiro; Tomada de Decisão diante do Evento Adverso; e Suporte para a Tomada de Decisão. As categorias permitiram identificar divergências nas avaliações clínicas e tomadas de decisões entre os enfermeiros participantes. Verificado a necessidade de implementar um protocolo institucional que norteie os cuidados realizados pelos profissionais para que possam prevenir eventos adversos nos pacientes em uso de Cateter Central de Inserção Periférica. O estudo também ressalta a importância de enfermeiros identificarem eventos adversos por meio de conhecimento clínico baseado em evidências. Recomenda-se outros estudos sobre avaliação clínica e tomada de decisão de enfermeiros para a melhoria da assistência de enfermagem, principalmente na área da pediatria e neonatologia.Florianópolis,SCRocha, Patricia KuertenUniversidade Federal de Santa CatarinaGranemann, Lucas de Liz2018-06-19T00:43:50Z2018-06-19T00:43:50Z2018-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187185porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-19T00:43:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187185Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-19T00:43:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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