A Precarização do Trabalho de Professores que atuam na Política de Educação Especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Laiara Cristina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125122
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
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spelling A Precarização do Trabalho de Professores que atuam na Política de Educação EspecialEducação InclusivaProfessoresCondições de trabalhoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC tem como objeto de estudo as condições de trabalho dos segundos professores que atuam na política de educação especial, na região da Grande Florianópolis/SC. Está estruturado de maneira a contemplar o debate sobre questões teóricas relacionadas à proposta da educação especial na perspectiva inclusiva, os avanços em termos legislativos e, as condições de trabalho dos professores diretamente envolvidos na implementação da política de educação em comento. Para proceder a problematização do objeto antes mencionado, realizamos um estudo bibliográfico sobre o tema, no qual procuramos nos apropriar das principais categorias de análise que subsidiaram as reflexões sobre as informações e dados coletados. Também realizamos análises de documentos institucionais da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina – SEED e da Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE, na perspectiva de assimilar os princípios e diretrizes constantes na política no âmbito regional. Além disso, estudamos as normatizações estaduais e nacionais sobre a política de educação especial. Para apreender o objeto de pesquisa, realizamos também entrevistas com segundos professores vinculados àquela política e que atuavam na região da Grande Florianópolis/SC. O conteúdo dos depoimentos coletados foi organizado a partir de eixos norteadores das reflexões que constituem o presente trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Os resultados obtidos revelam que as condições de trabalho docente, em particular dos segundos professores que atuam na política de educação especial, comprometem e até mesmo hipotecam o alcance dos objetivos propostos na própria política.Florianópolis, SCHillesheim, JaimeUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Laiara Cristina2014-09-09T14:19:59Z2014-09-09T14:19:59Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis86 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125122porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-30T11:14:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/125122Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-30T11:14:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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