Sistema de informação em marketing como suporte ao desenvolvimento do conceito de marketing de relacionamento: um estudo de caso no auto-serviço atacadista de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Renata de Quadros
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82831
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
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spelling Sistema de informação em marketing como suporte ao desenvolvimento do conceito de marketing de relacionamento: um estudo de caso no auto-serviço atacadista de FlorianópolisAdministraçãoSistemas de informaçãoMarketing -Serviços de informaçãoMarketing de relacionamentoComercio atacadistaFlorianopolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.O presente estudo tem como finalidade avaliar a utilidade dos subsistemas do sistema de informação de marketing como fator determinante da aplicabilidade do conceito de marketing de relacionamento adotado por uma empresa de auto-serviço do setor atacadista florianopolitano, considerando-se o primeiro semestre de 2002. Diante dos procedimentos científicos que esta pesquisa preza seguir, foi abordada como sendo teórico-empírica, de caráter exploratório, que utilizou o método descritivo de estudo de caso, com abordagem predominantemente qualitativa.Para fins desta pesquisa, utilizou-se a comunicação como método de coleta de dados primários, por se entender ser mais adequado em termos de rapidez e custos do que o método da observação. Quanto ao grau de estruturação e ao disfarce do instrumento de coleta de dados em que o método da comunicação pode diferenciar-se, para fins desta pesquisa, foi utilizado o instrumento semi-estruturado e não disfarçado. Quanto à forma de aplicação, o método da comunicação compreende entrevistas (pessoais e por telefone) e questionários auto-preenchidos. Neste sentido, o estudo valeu-se como forma de aplicação do instrumento de coleta de dados entrevistas efetuadas pessoal e individualmente. Para analisar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo que permite o estudo e o estabelecimento de categorias e a codificação de informações. O estudo efetuou, ainda, uma apresentação macroeconômica do setor atacadista com base nas informações compiladas pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), conferidas e analisadas pela AC Nielsen conjuntamente com a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP), divulgadas pela Revista Distribuição - Ranking 2002 (informações referentes a 2001). Diante dos resultados analisados nesta pesquisa, pode-se verificar que o atacado pesquisado utiliza o subsistema de relatórios internos e o subsistema analítico de apoio à decisão como suporte para a aplicação dos conceitos de marketing de relacionamento, tendo como principal estratégia os preços praticados para captação e manutenção de clientes pelo atacado.Florianópolis, SCMussi, Carlos WolowskiUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Renata de Quadros2012-10-19T18:43:08Z2012-10-19T18:43:08Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 f.| il., tabs., grafs.application/pdf190530http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82831porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-19T18:43:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82831Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T18:43:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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